sexta-feira, fevereiro 10

Jesus, cadê você?



Por Bruno Jardim 

Em sua obra publicada como Christ the Center, Bonhooeffer provoca seus alunos com perguntas perturbadoras: "Quem é Jesus no mundo hoje? Onde Ele pode ser achado?

Bonhooeffer teve o discernimento de identificar a pessoa de Cristo no oprimido e de enxergar a vida pela perspectiva daqueles que sofrem.

Sendo assim, para Bonhooeffer, o Cristo de 1933, era o judeu perseguido e o dissidente na luta da igreja;

Para Martin Luther King Jr, o Cristo de 1953, era o negro excluído;

Para Moisés, o Cristo de 1250 a.c, era o hebreu escravizado;

Para os discípulos de Jesus, o Cristo de 2000 anos atrás, eram as mulheres, viúvas, órfãos e crianças ignoradas pela sociedade;

Para a igreja primitiva, o Cristo da época eram os próprios cristãos, perseguidos de forma terrível por Roma.

Não devemos nos esquecer que fomos chamados para ser luz do mundo e isto implica em:

Ser os olhos dos que não enxergam;
Ser os ouvidos dos que não ouvem;
Ser a voz dos que não falam.

Ser luz, faz com que o brilho da nossa consciência, sirva para clarear o caminho dos que foram lançados na escuridão da cova da opressão.

O desafio de cada geração é identificar os Cristos de cada época e ir ao encontro deles, para levar amor, justiça e paz.

Nunca perca os necessitados e excluídos de vista. Isto sim é olhar firmemente para Jesus, autor e consumidor de nossa Fé.

Um dia O veremos face a face. Até lá, Ele resolveu se esconder na face do meu próximo, excluído e não amado, a fim de ser encontrado a medida que amamos uns aos outros.

Infelizmente o sonho do oprimido tem sido tornar-se opressor. Só o amor é capaz de romper com este ciclo opressor vicioso.

A maior prova de amor está na Cruz. Ali no madeiro eu vejo Cristo, a Árvore da vida que absorveu para si o nosso gás carbônico da morte e o transformou em oxigênio da vida. Com Ele aprendemos a fotossíntese do Amor, onde não se paga o mal com mal, mas com o bem.

Eu não conheço outra forma de servir ao Senhor, senão servindo ao próximo e saindo em defesa dos excluídos e marginalizados. Pois, "quando fizerdes a um desses pequeninos a mim o fazeis."

As perguntas de Bonhooeffer ainda ecoam nos dias de hoje: "Quem é Jesus no mundo do século XXI? Onde Ele pode ser achado?

Nenhum comentário: