sexta-feira, dezembro 30

Previsão



Por Bruno Jardim

Augusto Comte, Abraham Lincoln, C. S. Lewis e o profeta Isaías foram convidados para uma resenha sobre as previsões para Ano Novo.

- Augusto Comte, nos conte o que você tem a dizer:

- Só falo o seguinte: “Saber para prever, a fim de prover."

...Para ganhar sentido, a previsão tem que ser acompanhada de sabedoria e atitude.

Prever sem saber sacia a ansiedade; alimenta o medo.

Saber e prever, sem prover, sacia o entendimento, mas não o propósito; alimenta o egoísmo.

O ideal é buscar conhecer os fenômenos, SABER como eles acontecem, para PREVER a tendência, a fim de PROVER, ou seja, se posicionar frente ao cenário.

- Boa introdução! Fala tu Abraham Lincoln:

- A parada é a seguinte, se liga só: "Eu aprendi pesquisando, que uma bussola aponta sempre para o norte, não importa onde estiver; mas não orienta sobre pântanos, desertos e abismos que você encontrará pelo caminho. Se na busca pelo seu destino, você vai de cabeça ignorando os obstáculos e acaba se afundando depois em pântano, de que adianta saber para onde fica o norte?"

- Concorda C. S. Lewis?

- Abraham Lincoln é fechamento, acertou na mosca! E digo mais: "o nosso ir faz o caminho..." 

...Todos temos um caminho para trilhar e para esta caminhada se faz necessário estarmos munido de uma ferramenta.

Precisamos de uma ferramenta que sirva para o princípio e também para o fim. A bússola evidência o destino final, mas não os caminhos a serem trilhados até lá.

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Salmos 119: 105.

A Palavra nos proporciona o que precisamos tanto no princípio quanto no fim. Ela é a nossa provisão do hoje e do por vir, dos meios e do fim. É lâmpada para os pés e luz para o caminho.

Como lâmpada para os pés, ela serve para verificarmos o chão que estamos pisando hoje. Quando diz que ela é luz para o caminho, quer dizer que ela aponta o norte, indicando o chão que pisaremos amanhã.

Portanto, a Palavra é o meio através do qual Deus nos revela a Sua vontade para o aqui e o agora, e para o futuro.

- Viagem na Narnia com esta explanação...E você Isaías? Como profeta, qual sua previsão sobre o futuro?

- Parceiro, papo reto, assim diz o Senhor: "...Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam...”  Isaías 46:10

...Mesmo sabendo do fim desde o começo, Ele não pratica Spoiler com ninguém. Antes, sua revelação é gradativa, step by step, preservando assim o fator surpresa. 

Portanto, caminhe estando munido da Palavra e mais nada. Precisamos tê-la calçada nos pés, assim como o mano Paulo postou lá no grupo do whatsaap dos Efésios.

Na Palavra temos o conhecimento, a bússola e o caminho. Ou seja, todos os elementos citados pelo Comte, Lincoln e Lewis estão contidos nela. Quanto a previsão? Ah, nela só vejo PROVISÃO!

Temos que ir na certeza das surpresas que Àquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida já preparou de antemão para os que O amam. 

Nossa Previsão do amanhã, precisa descansar na Provisão que Ele já fez hoje.

Deus nos abençoa e nos coloca em posição de poder, com o propósito de sermos um meio para prover os que necessitam.

Lembra da trairagem dos irmãos de José? Viu as tretas que ele passou no Egito? No fim ele entendeu que tudo aquilo foi para ele servir de provisão para os seus irmãos.

Essa deveria ser nossa preocupação,usar da previsão para ser um meio de provisão, assim como Comte contou no começo da resenha.

- Beleza Galera! Que possamos cumprir com o nosso papel neste mundo: ser canal e não fim...Passar adiante o que temos recebido para sermos Provisão.

Então a Previsão para o Ano Novo é ser Provisão, pra quem quiser, quem vier...

Nenhum comentário: