sábado, novembro 14

Para Além do Caos....


Por Bruno Jardim 

“O mal que ELE abençoa se torna nosso bem. O bem que ELE não abençoa se torna nosso mal. Se for da terna vontade de Deus, todas as coisas são certas por mais erradas que elas pareçam.”
( A.W. Pink em seu livro Deus é Soberano)


Escândalo de corrupção na política, desvio de recursos públicos, fraudes, crise econômica, desastre ambiental em Mariana, terremoto no Japão, violência urbana e atentados na Europa. Se olharmos ao redor não encontraremos nenhum motivo para sorrir, tudo está arruinado, o mundo desabou! O coração dói, parece não existir mais esperança para a humanidade.

Em meio a este cenário de calamidade precisamos dos ombros de Cristo para chorar, e para sermos levantados sobre eles, a fim de vislumbrar o que está por vir. O mesmo ombro que consola, é o mesmo que dá esperança.

Não conhecemos a obra de Deus desde o princípio até o fim. É justamente por isso que precisamos ter uma visão global dos fatos da vida. Para isto, Deus colocou a eternidade dentro do nosso coração (Eclesiastes 3;11).

Pois ela, a eternidade (Kairos), é a esfera onde Deus habita e onde não existe passado nem futuro, mas sim um constante agora. Ou seja, Deus tem uma visão integral dos fatos, tudo acontece concomitantemente diante DELE.

Ter a Eternidade dentro do nosso coração nos habilita a perceber a vida de forma integral, nos fazendo entender que nada acontece aleatoriamente, que tudo está conectado e de alguma maneira coopera para um bem. Esta maneira de enxergar a vida nos livra de muitos males, pois nos capacita a compreender quais são os propósitos de Deus por de trás dos fatos.

Passamos a de fato confiar Naquele que é o Senhor das Circunstâncias e que a criação não está perdida, como um navio à deriva no meio do oceano, antes ela está ancorada ao propósito de Deus.

A percepção que temos do que é mal, reside na nossa ignorância acerca do todo. Na maioria das vezes o que vemos é apenas a cor contrastante de uma pintura ou a dissonância de uma composição musical. De primeira vista, vendo de forma isolada do todo, parece tratar-se de algo ruim, mas quando se olha ou escuta da maneira certa, dentro de um macro contexto, percebemos que tudo se encaixa perfeitamente. 

A vida é composta dessas adversidades e diversidades de experiências, elas nos tornam mais fortes, nos preparando para a novidade que estar por vir.

Por mais que a terra esteja sem forma e vazia (caos), precisamos ter em mente que o espírito de Deus já se move sobre a face das águas. (Gênesis 1;2)

É interessante que no original, a palavra de onde se traduz “mover ou pairava”, significa “chocar”. Ou seja, em meio ao caos, o Espírito de Deus já chocava, preparando a vida sobre as águas.

Não é à toa que a vida surgiu da água. Da mesma forma, não devemos focar no vazio e na desfiguração do caos. Nossa visão precisa ir além de tudo isso, ela precisa alcançar as águas. Pois é lá que está sendo preparada a vida.

Ao invés de abaixarmos a cabeça quando tudo parecer errado ou quando não houver motivos para sorrir, precisamos levantar as mesmas para o alto (Colossenses 3;1). Não trata-se de alienação, pelo contrário, é olhando para as coisas que são do alto que se entende o que acontece aqui embaixo.

“Olhar para o alto” nos leva a “olhar do alto...”

Olhar PARA o alto faz com que não fiquemos reféns do caos. Antes, sabemos que é de lá, do alto, que vem nosso socorro. Já olhar DO alto nos dá uma visão integral dos fatos e conseguimos enxergar o agir Dele para além do caos, chocando a vida em meio a este cenário de calamidade.

Seja em qualquer cenário a mão DELE nos Sustenta, SUA graça se faz presente em qualquer situação. “Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer nas profundezas a minha cama, tu ali também estás. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá (...)” (Salmos 139)

Como diz Caio Fábio; “A maior de todas as graças é enxergar a GRAÇA na desgraça.” Que possamos subir nos ombros de Cristo, para enxergarmos muito além do caos e vislumbrarmos o que se está sendo preparado.

O fato de saber que Deus já está chocando, faz com que tenhamos esperança diante das situações chocantes da vida.


Nenhum comentário: