segunda-feira, novembro 9

Só Hoje





Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso...
(Lucas 23:43)

Por Bruno Jardim

Interessante notar que após ter prometido para aquele ladrão que HOJE mesmo estaria com ELE no paraíso, Jesus ainda passou 40 dias nesta terra antes de Sua ascensão aos céus. 

Talvez o correto seria Jesus dizer: "Em verdade te digo que em 40 dias estarás comigo no Paraiso." Será que Jesus havia se enganado? 

Sem dúvida aquele ladrão ao morrer foi imediatamente para o Paraíso. Então como e quando aquele HOJE se cumpriu? Tendo em vista que Jesus ainda ficou em terra por alguns dias.

O HOJE de Cristo não se referia ao hoje que estamos acostumados. Nós meros mortais habitamos no Tempo ou Chronos, onde existe passado, presente e futuro. Isso faz com que enxerguemos a vida de maneira segmentada e linear.

A Cruz foi o leito matrimonial onde tempo e eternidade contraíram núpcias e o fruto deste encontro foi o HOJE existencial. Este HOJE implica em uma síntese da tríade passado, presente e futuro. 

Deus Habita na eternidade ou Kairós, onde não existe passado ou futuro, mas sim um constante agora. Todas as coisas acontecessem concomitantemente. Deus tem uma visão integral dos fatos.

Portanto quando aquele Ladrão fechou os olhos nesta vida, ele os abriu na eternidade junto com Cristo. Naquele momento aquele HOJE, ainda não havia se manifestado em nosso tempo, mas já era real na eternidade, pois “o que é, já foi; e o que há de ser, também já foi ...” (Eclesiastes 3:15a).

Não se deixe levar pelo hoje do Chronos, pois ele nos dá apenas parte dos fatos. Se renda ao HOJE do Kairós, pois ele nos fornece uma visão macro dos fatos. Por isso que somos chamados a andar por fé e não por vista. Não devemos nos levar pelas circunstâncias ao nosso redor, mas antes devemos olhar para as coisas que são do alto.

Viver por vista nos faz refém do hoje, só enxergamos o aqui e o agora. Já a Fé nos conecta a eternidade, fazendo com que enxerguemos de forma holística os fatos. Ela nos possibilita enxergar o HOJE nos dias de hoje. Com isso deixamos de murmurar e passamos a descansar no Senhor.

Assim como fez Jó, que mesmo tendo sua vida “arruinada” não ousou reclamar. Isso mostra que ele já tinha essa consciência do HOJE, é ela que nos faz ter a certeza de que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus...” (Romanos 8:28).

Jó viveu o HOJE mesmo vivendo ontem (antes da Cruz).

E nós que vivemos no amanhã (depois da Cruz), será que temos enxergado o HOJE?

Em Cristo que nos convida a viver o HOJE todos os dias.

Um comentário:

Suely disse...

Oi,Bruno!..Visitando seu blog!...Boas postagens!..Que a Palavra do Senhor esteja sempre aqui.
Obrigada pela visita.
Suely
http://sbertoncini.zip.net