terça-feira, fevereiro 18

Poderes Cósmicos Fenomenais! Dentro de uma Lampadazinha....



Por Bruno Jardim

“Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.”
Eclesiastes 3:11

Confesso que esta é uma das passagens mais enigmáticas e surpreendentes, pois trata- se da reconciliação do “Transcendente” com o “Imanente”, do “Infinito” com o “Finito”, da “Eternidade” com o “Tempo”, do “Céu” com a “Terra”.

Dentro de minha cabecinha não faz a menor lógica ou pelo menos não consigo compreender como é possível colocar a eternidade dentro do coração do homem. Seria como colocar um oceano dentro de um copo d’água, ou pegar as estrelas do céu e aprisiona-las em um celeiro. 

Mas, quando olho para a pessoa de Cristo e a sua maneira de agir, logo percebo que tudo é possível. Ele mesmo subverteu as leis biológicas, químicas e físicas ao nascer de uma virgem, ao transformar água em vinho e ao andar por sobre as águas respectivamente. Portanto, essa maneira louca e subversiva de agir é normal e pode ser explicada única e exclusivamente pela Graça de Deus.

O Deus que é Amor age por Graça. ELE não é dado a desperdício, tudo o que faz atinge o seu alvo. A Graça é o funil usado por Deus para que nada seja desperdiçado.

Veja, quando nós não queremos desperdiçar algum líquido, tomamos cuidado para que o mesmo não transborde o recipiente em que esta sendo depositado.

Na lógica humana o desperdício ocorre com o transbordamento. 
Depois disto não adianta chorar pelo leite derramado, já era! Para evitar tal desperdício, procuramos concentrar, não colocar mais do que o objeto possa suportar.

Na lógica do amor de Deus é justamente o contrário. Ele faz questão de colocar a eternidade dentro do nosso coração, o infinito dentro de uma estrutura finita! No Reino de Deus o desperdício esta justamente na concentração e o aproveitamento no trasbordamento.

Na oração do Pai Nosso aprendemos que a vontade de Deus deve ser feita assim na Terra como no Céu. Ou seja, é o Céu que influência a Terra, da mesma forma é a Eternidade que influência o Tempo é o Infinito que influência o Finito.

Afinal o que significa ter a eternidade no coração? Uma resposta superficial diria: “Garantir o meu lugar na eternidade, ter uma vaga no céu \o/”.  Hum... Resposta incompleta!

Ter a eternidade no coração é ter o próprio Deus dentro dele, afinal Ele é o Pai da Eternidade. Mas, ainda podemos abranger um pouquinho mais... Pois ao enxergarmos somente deste prisma o ”Transcendente” ainda estará divorciado do ”Imanente”.

Quando percebo que o Pai da Eternidade também é Amor, passo a ter uma visão holística deste fato. É o Amor que promove a reconciliação do Transcendente com o Imanente, é ele que dá sentido a vida! É o Amor que trás o Céu para o Chão!

Em Cristo, Terra e Céu convergem (Efésios 1:10) ! Na pessoa de Jesus, o Transcendente se torna Imanente.

A Cruz foi o beijo de amor que promoveu a reconciliação entre o Tempo e a Eternidade, entre o Finito e o Infinito.   

Portanto, ter a eternidade dentro do coração é viver uma vida que extrapole a nossa própria existência. É não viver somente para si, mas deixar que a seiva da vida transborde nossos corações e atinja a todos em nossa volta. É ser resgatado da nossa vã maneira de viver que por tradição recebemos de nossos pais (1 Pedro 1:18).  É viver em Amor e para Amar!

O problema é que construímos a represa do egoísmo, do amor próprio que nos faz diariamente preservar aquilo que nos foi depositado, pois atribuímos ao Amor à lógica humana de preservação que consiste em concentrar, guardar e poupar. Logo, o nosso coração serve de diques a fim de represar a eternidade que ELE depositou.

Neste sentido, eu desejo viver prodigamente! Que a eternidade de Deus ecoe dentro do tempo, não faço questão de conter. A Graça é o Amor que não cabe em mim, somos pequenos demais para contermos a abundância da vida que em nós foi depositada. 

Lembro-me da angústia do gênio da lâmpada mágica no filme de Aladdin, ele dizia: “Poderes cósmicos fenomenais! Dentro de uma lampadazinha...”(rs)

Não fazia sentido para ele ter poderes infinitos, estando confinado a viver dentro da estrutura finita e apertada da lâmpada, foi necessário que seu amo Aladdin utiliza-se seu terceiro desejo mágico para libertar o gênio daquela lâmpada.   

Da mesma forma, muitos de nós estamos confinados na “lâmpada mágica” de nosso coração, sem saber que foi para liberdade que Cristo já nos libertou (Gálatas 5:1). Não precisamos mais viver para nós mesmos, confinados, ilhados e presos. O fato Dele depositar Seu Infinito Amor em nosso Finito coração é de forma proposital é para transbordar e alcançar a todos!

Quando rompemos com nossas fronteiras, fica impossível para o homem descobrir a obra que Deus fez deste o princípio até o fim. Perdemos o controle do agir da Vida em nós! Cabendo ao funil da Graça distribuir a dádiva da eternidade dentro do tempo, de geração em geração, dando a cada um o que lhe é de direito e promovendo a paz na Terra aos homens de boa vontade.

A eternidade depositada em nosso coração é uma ordem para vivermos uma vida transbordante em Amor, para que haja Justiça, e exista Paz

Nenhum comentário: