quinta-feira, setembro 16

Vou nadar e viver na beira do horizonte


Em tempos de férias o lugar preferido pela maioria das pessoas é a praia. Todos contam nos dedos o tal sonhado dia de descanso. Praia representa aquele momento de se desligar do stress do dia a dia. Férias, principalmente no verão, terão de ter praia!


A praia representa uma espécie de alvo, um lugar para se chegar. Não é a toa que existe a expressão; “... nadar... nadar... nadar... e morrer na beira da praia”.


O tráfego normal é uma jornada do mar para praia. Todos buscam por uma praia existencial, um lugar onde se possa relaxar, viver em uma zona de conforto, satisfazendo nossos próprios desejos.


É justamente para estar nessa situação que a maioria vive, o curso deste mundo tem como alvo a satisfação própria;


“Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo... andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira...” (Efésios 2: 2 e 3).


Neste lugar o deus a que se serve chama-se ventre, por estar na areia só se pensa nas coisas terrenas. A sensação de bem estar é tamanha que não se percebe que na verdade o que esta ocorrendo é uma morte lenta. Essa areia é una uma areia movediça, somos engolidos por nossos próprios desejos, não conseguindo escapar por conta própria.


Mas de repente somos perturbados em meio à calmaria, algo nos puxa para fora dessa areia... “Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.”


Quando somos chamados por Cristo, somos achados na areia. Mas, o socorro que vem do Alto nos convida a olhar para o alto e vislumbrar o horizonte. Nesse momento ocorre uma subversão de direção. Se antes a praia era o fim, agora ela passar a ser o início da jornada.


Isso é conversão!


Deus se estabelece como referência a ser seguida e ELE faz questão de se estabelecer no horizonte. E lá vamos nós rumo ao horizonte, a cada dia vivendo uma novidade, melhorando, se tornando mais parecido com ELE.


Quando se pensa que se alcançou o horizonte, percebe-se que mais longe ele fica. Assim é a relação com o horizonte; a quantidade de passos que nos aproximamos dele é a mesma quantidade que ele se afasta de nós, tornando- se impossível a chegada até ele.


Fomos chamados da areia para o horizonte, a perfeição é o nosso fim, e ela esta lá, no horizonte.


A questão é; nunca (em vida) iremos alcançar tal alvo. Pois na vida que Cristo nos chama para viver, cada fim alcançado não tem um fim em si mesmo (não é uma areia movediça), antes se torna um meio para alcançar algo maior. E assim vamos vivendo de glória em glória... A vida passa a ter reticências e não ponto final.


Paulo, o apóstolo não parava quieto, por todo lugar que passava estabelecia a Igreja de Cristo, não ficava preso a nada, era um verdadeiro apóstolo, não postulava nada para si. Aliás, a etimologia de apóstolo é essa: a – prefixo de negação, postulo – postular. Ou seja, o verdadeiro apóstolo é aquele que não postula nada para si.


Muitos postulam sonhos com a motivação errada, para o seu próprio prazer. E por mais paradoxal que pareça, quando assim o faz, a realização de um sonho, implica na morte de outros sonhos, pois achamos que já conquistamos o que tínhamos para conquistar, não tendo mais nada para se alcançar.


Prefiro seguir a recomendação de Paulo, o apóstolo incomodado:


“Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus... quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim...”(Filipenses 3: 12 e 13).


Viver esse sentimento de “não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito..., nos livra do risco de sonhos se tornarem em areia movediça. O melhor é viver como se nada tivesse alcançado (mesmo que o tenha). Acomodação só existe na praia, já uma vida rumo ao horizonte é feita de constantes desafios, viver com Cristo é uma vida de aventura, de incomodação.


Neste caminho subversivo nunca se morre na praia! Pois ela não é mais o alvo, antes, é o ponto de partida, é o lugar de onde fomos achados e tirados.


Em Cristo, onde somos chamados da praia para o horizonte...

8 comentários:

Barbosa disse...

Irmão em jesus Cristo Bruno Jardim,graça e paz de Jesus Cristo de Nazaré.
Meu irmão é a primeira vez que escrevo neste blog,no qual é um prazer para mim.
O versículo que o irmão mencionou em Filiopenses 3.12.13,quero comentar do versículo 13 que diz: Irmãos,quanto a mim,não julgo que haja alcançado;mas uma coisa eu faço,e é que,esquecendo-me das coisas que trás ficam e avançando para as que estão diante de mim.
UMA COISA EU FAÇO!
O apóstolo Paulo se acha qual um atleta numa corrida ver Hebreus 12.1,esforçando-se e correndo o máximo,totalmente concentrado no que faz,a fim de não ficar aquém do alvo que Cristo estabeleceu para sua vida. Esse alvo era a perfeita união entre Paulo e Jesus Cristo ver Filipenses 3.8,10,sua salvação final e sua ressurreição dentre os mortos ver Filipenses 3.11. Era essa a motivação da vida de Paulo,recebera um vislumbre da glória do céu e resolvera que sua vida inteira,pela graça de DEUS,estaria voltada para a resolução de avançar com todo a determinação e finalmente chegar ao céu e ver Cristo face a face ver 2 Coríntios 12.4; 2 Timóteo 4.8; Apocalipse 2.10; 22.4.
Semelhante determinação é necessária a todos nós. No decurso da nossa vida,há todos os tipos de distrações e tentações,tais como cuidado deste mundo,as riquezas e os desejos ímpios,que ameaçam sufocar nossa dedicação ao Senhor. Necessário é esquecer-se das "coisas que atrás ficam",e o mundo iníquo e nossa velha vida de pecado,e avançar para as coisas que estão adinte,a salvação completa e final em Jesus Cristo de Nazaré; ver Marcos 4.19; Lucas 8.14; Gêneses 19.17,26; Lucas 17.32.
DEUS TE ABENÇÕE MEU IRMÃO,E SEMPRE FALE DE JEUSUS CRISTO,NÃO PARE!

Anônimo disse...

Olá Bruno!

Muito significante o seu post..

Por que pessoas se dizem nadar e morrer na praia?!
Metaforicamente, posso assimilar isto ao fato que algumas pessoas não conseguem imaginar ou visualizar algo além da "sua própria praia"..

Pessoas se limitam, e acham que quando uma determinada coisa não dá certo, tudo está acabado..e morrem em "sua própria praia"..

Mas bem notado por você...
Por que não ampliarmos nossa visão para o horizonte...e vermos inserido neste horizonte, um deus...que está ali...à espera da nossa profunda caminhada??!..

Estamos cansados?? o horizonte não termina???

Não podemos parar...enquanto houver passos para dar..e caminhos para andar, nós precisamos continuar....

A vida pertence àqueles que nunca desistem!!

Um beijo querido. Parabéns!!

Suely Rezende - Ministério HD disse...

Olá Bruno,
Paz!!!
Qto tempo!
Vc está bem?
Passei por aqui para deixar um enorme abraço.

Deus abençoe sua vida.

beijos
Suely

Iveraldo disse...

Olá Bruno, graça e paz.

Visitando 'seu' blog encontrei lá 'velhos' amigos, isso me alegrou muito e me fez repensar alguns conceitos sobre o que eu publico,não vou mudar nada.
Parabéns pelo seu trabalho e e pelos artigos postados.
Obrigado pelo comentário no 'meu' blog, fiquei muito feliz em saber que você gostou.
Estou impressionado com os comentários que recebo e principalmente pela faixa etária dos 'meus' leitores, a minha intenção é simplesmente publicar artigos que edifiquem a quem lê e fortalecer quem já está no Caminho, a começar por mim que sou o mais nescessitado.
Na lista dos 'meus' seguidores você ainda não aparece... deve ter acontecido alguma coisa.

Seu conservo,

Iveraldo Pereira.

Ingrid Busquet disse...

A paz do Senhor!
Faço das suas palavras as minhas!
Obrigada.
E seguindo (:

Pastor e Seminarista Carlos Leão disse...

Em Cristo nossas vidas não nos pertencem mais e sim a ELE, Jesus nos conduz aos caminhos de suas veredas, por mais que seja hoje difícil caminhar neste mundo que é do maligno, tenha certeza, que Cristo está conosco, e quando for necessário ELE pegará no colo para ultrapassa além do horizonte, o que para nós é impossível

Deus Te abençoe...

António Je. Batalha disse...

Irmão Bruno vim fazer uma visita ao seu blog e seguir-lo também. Estive a ler algumas coisas de seu blog, não é possivem descrevelas todas mas cheguei ao: salve-se quem poder!
Desejo que Nosso Deus continue a dar-lhe graça e sabedoria para seu ministério.

MiChael Jonathan disse...

opa..
a Paz!!!
gostei muito do seu blog tabm..
ja estou seguindo..
Jesus abençoes!!