segunda-feira, junho 1

Malandro é malandro ou é Mané?

“Gosto de levar vantagem em tudo, certo?”
(Gerson)

Com essa frase o meio – campista Gerson, nosso canhotinha de ouro, se tornou o “patrono dos espertalhões”. Tal frase se tornou popular e conhecida como; A Lei de Gerson. Deste então, ela tem sido aplicada nas pessoas que em um sentido negativo, se aproveitam de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais.

De fato todo mundo gosta de levar vantagem, mas o problema é a forma como se busca isso. Existe o risco de cairmos em outra máxima conhecida com sendo a de Maquiavel onde diz que; “Os fins justificam os meios”.

Podemos traçar um paralelo entre a máxima maquiavélica e a lei de Gerson. Em certo sentido ambas estão centradas no resultado (fim), pouco se importa com o meio pelo qual tal fim será atingindo. Principios e valores não existem mais, todo mundo tem um cifrão na testa e esta pronto para ser vendido por qualquer trocado. Nesse tipo de pensamento o importante é fazer o que dá certo sem se preocupar com o que é certo. È melhor se servi das pessoas e não servi as pessoas.

Será que Deus concorda com esse estilo de vida? Será mesmo que ELE escreve certo por linhas tortas?

Busca- se justificar os meios com os fins, achando que tudo é válido para acertar o alvo. No momento em que utilizamos meios ilícitos para atingir algum fim lícito, estamos errando o alvo com o propósito de atingir o mesmo. Que coisa! Para se acerta o alvo vale tudo, até mesmo errar o alvo. É como querer utilizar o pecado para gerar vida, não tem como, pois cada árvore produz frutos de acordo com a sua espécie.

Veja, todo fim (objetivo) que é alcançado através de meios errados, esta condenado ao fim (encerramento). È como uma casa construída em um fundamento de areia, por algum momento ela até fica de pé, mas vem abaixo na primeira ventania que enfrenta. Não há nada oculto que não seja descoberto, vide os casos de corrupção que vieram à tona em nosso país. Todos eles foram fins atingidos pelos meios errados. Mais cedo ou mais tarde a casa cai.

Em nosso ministério, temos por costume parafrasear Maquiavel dizendo que: “Deus decreta os fins e estabelece os meios!”

Tudo aquilo que ELE tem para realizar será concretizado pelos meios que já foram estabelecidos por ELE mesmo. Seu modo de agir é o mais perfeito. Deus escreve certo por linhas certas. Garantindo assim uma perpetuidade de suas obras. Elas duram para sempre, são atemporais, pois não estão fundamentadas em meios ilícitos. Nele tanto o fim quanto o meio estão em perfeita harmonia.

Lembro – me quando Davi estava prestes a enfrentar Golias, diz a bíblia que “Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça. E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si ( II Samuel 17.38 -39).”

Da mesma maneira somos tentados diariamente a tomar emprestadas certas “Armaduras de Saul”, elas representam um caminho alternativo, ou um “jeitinho” para se chegar a algum fim. Mas uma vida guiada pelos princípios de Deus se sente desconfortada com tais patrocínios, assim como Davi se sentiu. Antes, ela tem a garantia que o fato de ter entregado o caminho ao Senhor, de confiar Nele, o mais ELE fará. (Salmos 37.5)

Nossa confiança precisa esta fundamenta na Provisão Divina e não no “jeitinho brasileiro”, não é preciso dar nó em pingo d”água, é só confiar em Deus, pois se for preciso ELE nos faz andar por sobre ela.

O problema é que muitos tem se acostumado com esses meios e acabam se conformando com os auxílios de Saul. No fundo Saul não queria ajudar, antes ele queria receber os créditos por uma eventual vitória de Davi. E caso este houvesse aceitado aquela oferta, ficaria com o “rabo preso” a Saul.

Davi prefere contar com a Provisão Divina. Então ele “tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu (II Samuel 17.40).”

O restante desse episódio é conhecido, todos sabem que; Davi prevaleceu sobre Golias, sem que tivesse uma espada na mão.

Deus tem nos dotado das ferramentas necessárias para que Seus fins sejam atingidos, para isso é necessário identificar e otimizar ao máximo cada meio que ELE estabeleceu. Temos a faca e o queijo nas mãos! Não precisamos da “armadura de Saul” para vencer, se Deus colocou algumas pedrinhas em nosso arsenal bélico, serão com elas que vamos vencer. Com Deus mais é menos, com ELE sempre levamos vantagem em tudo, Nele temos a certeza de que “maior é o que esta em vós do que aquele que está no mundo (I João 4:4b).” Quer vantagem maior do que esta?

Um comentário:

Eddmilson Na Contramão do Sistema disse...

Beleza Brunão!