Certa vez, “... sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus. Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes.” (João 21; 4 – 6)
Os discípulos passaram o dia pescando e não obtiveram sucesso. Nenhuma “cocoroquinha” foi pescada para contar história. Eles já estavam exaustos, quando de repende um homem se aproxima pedindo comida, e diante de uma negativa, esse mesmo homem os ordena para que a rede seja lançada do lado direito.
Ora, aqueles homens se tratavam de verdadeiros lobos do mar, não eram marinheiros de primeira viagem, sabiam que tinham dado duro, porém o mar não estava para peixe. Eles obedeceram tal ordem, mesmo sem reconhecer que era Jesus quem os falara. E para surpresa de todos, no momento em que lançaram a rede conforme dito, já não a podiam tirar, pela multidão de peixes.
Interessante que a rede em si era a mesma que eles usaram durante o dia, o que mudou foi a direção para onde ela foi lançada.
As vezes estamos insistindo por demais em algo e o resultado esperado nunca aparece. O ponto crítico de insucesso não reside na capacidade ou nos esforços dispensados, mas sim para onde esta sendo direcionado tais insumos. A mesma ação executada em um lugar diferente pode trazer o tão esperado resultado.
Existe o risco de sermos eficientes mas sem eficácia. A eficiência diz respeiro ao meio, enquanto que a eficácia diz respeito ao fim. As vezes a coisa é feita da forma certa ( com eficiência) mas não gera resultado (eficácia) simplesmente por esta sendo feita no lugar errado.
O lançar a rede do lado direito, implica em ter direcionamento, o que gera resultados, alinhando assim eficiência com a eficácia.
Existem lugares onde nossos conhecimentos e habilidades são bem aceitos, mas também existem outros onde o que somos ou o que temos não vale e nem serve para nada.
Tudo é uma questão de foco, de se buscar fazer a coisa certa no lugar certo, as vezes só o que precisa mudar é a canalização dos recuros. Não basta lançar a rede direito, tem que lança- la no lado Direito. Com isso teremos relevância no lugar onde estamos inseridos.
Um comentário:
Olá, Bruno. Tudo bem?
Primeiramente, muito obrigada pela mensagem que você deixou no Blog da Debora.
Parabéns pela excelente reflexão! Ela nos faz perceber que somente através da direção de Deus é que podemos alcançar a vitória. Somos como corredores que batalham pela conquista de um prêmio glorioso: a coroa da vida eterna.
Que este blog alcance a vida dos perdidos através das mensagens libertadoras da Palavra.
Deus te abençoe e tenha um excelente final de semana.
Postar um comentário