sexta-feira, maio 1

Lançar a Rede

Certa vez, “... sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus. Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes.” (João 21; 4 – 6)

Os discípulos passaram o dia pescando e não obtiveram sucesso. Nenhuma “cocoroquinha” foi pescada para contar história. Eles já estavam exaustos, quando de repende um homem se aproxima pedindo comida, e diante de uma negativa, esse mesmo homem os ordena para que a rede seja lançada do lado direito.

Ora, aqueles homens se tratavam de verdadeiros lobos do mar, não eram marinheiros de primeira viagem, sabiam que tinham dado duro, porém o mar não estava para peixe. Eles obedeceram tal ordem, mesmo sem reconhecer que era Jesus quem os falara. E para surpresa de todos, no momento em que lançaram a rede conforme dito, já não a podiam tirar, pela multidão de peixes.

Interessante que a rede em si era a mesma que eles usaram durante o dia, o que mudou foi a direção para onde ela foi lançada.

As vezes estamos insistindo por demais em algo e o resultado esperado nunca aparece. O ponto crítico de insucesso não reside na capacidade ou nos esforços dispensados, mas sim para onde esta sendo direcionado tais insumos. A mesma ação executada em um lugar diferente pode trazer o tão esperado resultado.

Existe o risco de sermos eficientes mas sem eficácia. A eficiência diz respeiro ao meio, enquanto que a eficácia diz respeito ao fim. As vezes a coisa é feita da forma certa ( com eficiência) mas não gera resultado (eficácia) simplesmente por esta sendo feita no lugar errado.

O lançar a rede do lado direito, implica em ter direcionamento, o que gera resultados, alinhando assim eficiência com a eficácia.

Existem lugares onde nossos conhecimentos e habilidades são bem aceitos, mas também existem outros onde o que somos ou o que temos não vale e nem serve para nada.

Tudo é uma questão de foco, de se buscar fazer a coisa certa no lugar certo, as vezes só o que precisa mudar é a canalização dos recuros. Não basta lançar a rede direito, tem que lança- la no lado Direito. Com isso teremos relevância no lugar onde estamos inseridos.

Um comentário:

Debora Zibordi disse...

Olá, Bruno. Tudo bem?

Primeiramente, muito obrigada pela mensagem que você deixou no Blog da Debora.

Parabéns pela excelente reflexão! Ela nos faz perceber que somente através da direção de Deus é que podemos alcançar a vitória. Somos como corredores que batalham pela conquista de um prêmio glorioso: a coroa da vida eterna.

Que este blog alcance a vida dos perdidos através das mensagens libertadoras da Palavra.

Deus te abençoe e tenha um excelente final de semana.