quarta-feira, setembro 16

Face a Face com o Inimigo I - Cobiça da Carne



Por Bruno Jardim

“Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (1 João: 2:16)

Etimologicamente, pecado significa “errar o alvo”, é viver para si mesmo sem levar em conta nada e ninguém, colocando em primeiro lugar a própria necessidade.

A passagem utilizada como texto áureo nos fornece o tripé sobre qual o pecado se escora. O pecado busca atuar em nossas vidas tomando como base as nossas próprias concupiscências (cobiças) da carne, dos olhos e soberba da vida.

Em uma análise mais profunda, é possível constatar o que está por trás de cada categoria de concupiscência, veja:

Na concupiscência da carne está o desejo pelo prazer;
Na concupiscência dos olhos está o desejo pela posse;
Na soberba da vida está o desejo pelo poder.

Na sentença que sofrera no Éden a serpente foi condenada a se alimentar do pó da terra (Gênesis 3:14). Vale frisar que o homem é feito da terra e o pó da terra “é o resto, o lixo”, portanto o inimigo se alimenta do nosso lixo, do nosso pecado! Por isso que em Jó, ao ser perguntado por Deus de onde vinha, ele respondeu: “de rodear a terra e passear por ela” (Jó 1:8). Ao rodear a terra, o inimigo está em busca de se alimentar dos pós (cobiça da carne, cobiça dos olhos e soberba da vida) produzidos pelo próprio homem.

No pecado, os meios se tornam em fins, ele nos gera uma ilusão de que alcançamos o alvo, mas na realidade ficamos estagnados nos meios que deveriam ser utilizados para atingir os fins.

Prazer, posse e poder, são os meios que o pecado transforma em fim. E como resultado, o homem se tornar um ser hedonista, avarento e soberbo respectivamente.

Não fomos criados para o prazer, posse e poder. Antes, fomos criados para o propósito, partilha e provisão.

O prazer é o bônus que temos quando cumprimos o propósito, a posse é para compartilharmos o que temos recebido e por fim, o poder é a posição que Deus nos coloca para sermos um canal de provisão.

Ninguém passa por esta vida sem ser tentado na área do prazer, posse e poder. Nem mesmo Cristo foi poupado. ELE também foi tentado em cada uma destas áreas, porém não caiu em nenhuma delas.

Gostaria de analisar nos próximos posts, cada uma destas tentativas, pois a abordagem se repete nos dias de hoje, e precisamos aprender com Cristo o escape para cada uma destas tentações.

Neste post, vamos abordar a Tentação da Concupiscência da Carne:

“Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito Santo ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; e, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” (Mateus 4: 1 ao 4)


Quando somos guiados pelo Espírito Santo para onde Ele nos leva? Eis uma boa questão! A bíblia diz que todos que são filhos de Deus são guiados pelo Espírito de Deus (Romanos 8:14). Porém, a gente imagina que o Espírito Santo quando nos guia, Ele nos leva somente à cenários paradisíacos, em meio a campos verdejantes. Isto é verdade, muitas vezes Ele nos conduz a estes lugares maravilhosos e alegres. Mas, também é verdade que as vezes Ele nos leva à lugares indesejáveis, onde preferíamos jamais pisar os pés.

Jesus havia acabado de viver uma experiência extraordinária quando foi batizado. O texto diz nos versos anteriores que o céu se abriu, o Espírito Santo desceu em forma corpórea de uma pomba, pousou sobre a cabeça de Jesus e lá do céu se ouviu a voz de Deus dizendo: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” (Mateus 3:17)

Agora, após este êxtase, o Espírito Santo toma Jesus e O leva para o deserto com o objetivo de ser tentado pelo diabo. Ou seja, Jesus não poderia prosseguir Seu ministério, cumprir Sua missão, sem antes passar por esta tentação. Caso Ele não saísse aprovado desta tentação, Ele não poderia lá na frente morrer por nós e concluir assim a missão recebida do Pai.

Quando o Espírito Santo nos leva para o deserto, não significa que ali seja o nosso destino. O deserto é um lugar pelo qual temos que passar a fim de sermos provados e uma vez aprovados, estarmos aptos para o cumprimento da nossa missão.

Portanto, não adianta fugir, querer queimar etapas, achando que conosco será diferente, mais cedo ou tarde seremos levados por Deus ao deserto.  E aqui vale frisar que o diabo não leva ninguém para o deserto. O que ele faz é aproveitar-se daquele ambiente inóspito e de privação para nos tentar. O Espírito Santo não tentou Jesus, quem deveria fazer isto é o diabo, como o fez.

Depois de passar quarenta dias e quarenta noites sem comer é obvio que Jesus teve fome. Com isso, o cenário estava perfeito, pois no deserto não havia para onde recorrer. Neste momento, o tentador se aproxima e diz: “Se tu és o Filho e Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.”

Repare que quarenta dias antes Jesus ouviu da boca do Pai: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” Agora, justamente esta Palavra que saiu da boca do Pai é colocada em cheque pelo diabo.

A tentação sempre parte disto: colocar dúvida em nosso coração quanto àquilo que Deus falou.

Foi assim lá no jardim do Éden quando a serpente disse para Eva: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: Certamente que não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo do bem e o mal.” (Gênesis 3: 1 ao 5).  

Pronto, a serpente conseguiu colocar a dúvida no coração de Eva quanto àquilo que Deus havia falado.

A salvação é pela Graça, mediante a , (Efésios 2:8a) porque a perdição foi mediante a dúvida

Nós nos perdemos no momento em que duvidamos da Palavra de Deus. Por isso, que a Fé vem pelo ouvir, e ouvir pela Palavra de Deus. (Romanos 10:17) Ao ouvir a Palavra de Deus a Fé brota em nosso coração.

Voltando para o cenário do deserto, o inimigo pede para Jesus provar-lhe que de fato era Filho de Deus fazendo a sugestão para transformar pedras em pães.

Ora, Jesus não estava com fome? E sendo Filho de Deus, não tem poder para transformar pedras em pães? O que haveria de errado nisso? Ele iria unir o útil ao agradável: iria saciar Sua fome e ainda provaria para o inimigo que era o Filho de Deus.

Não existiria nada de errado, do ponto de vista ético ou moral, transformar pedras em pães. O problema é o que está por trás da sugestão do inimigo. Não pense que quando o inimigo nos tenta, ele sempre nos tenta no campo da ética e da moral. Nos induzindo a mentir, adulterar, roubar ou a fazer alguma coisa que sabemos ser errado. Às vezes, seremos tentados por ele para fazermos coisas inocentes.

Quem é que condenaria Jesus ao flagrá-Lo transformando pedras em pães? Ele estava com fome! Qual o problema?!

O problema é que caso Jesus houvesse cedido a esta tentação, Ele estaria usando o Seu poder de Filho de Deus para benefício próprio, para satisfazer Suas próprias necessidades e assim cairia na tentação da concupiscência da carne.  

Qual a diferença de transformar pedras em pães e de multiplicar cinco pães e dois peixinhos? O poder não é o mesmo? Só que quando Ele multiplicou os pães e os peixinhos não foi pensando em Seu próprio prazer, foi para alimentar uma multidão. Vale ressaltar que os cinco pães e dois peixinhos que foram disponibilizados para Ele, eram para o Seu consumo próprio. Ele poderia ter se escondido atrás de uma moita qualquer e comido que ninguém ficaria sabendo, e aquelas pessoas iriam sair com fome. Ao invés disso, Ele multiplicou para saciar a todos.

Quando o inimigo nos assedia, o que ele deseja é fomentar em nós o egoísmo, como diz o ditado: “farinha é pouca, meu pirão primeiro."   

Jesus não cedeu, Ele disse: “Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.”

Precisamos de pão? Sim, precisamos. Temos nossas necessidades básicas e Deus as conhecem. Porém, nosso prazer não deve estar atrelado na satisfação das necessidades, mas ao cumprimento do propósito, que por sua vez, nós conhecemos por meio da Palavra que sai da boca de Deus.

Temos que aprender a verificar qual a procedência de qualquer palavra ou sugestão que tem chegado a nós. Procede da boca de Deus, do diabo ou da carne? Sem este discernimento corremos o risco de trocar o propósito pelo prazer da necessidade.

Assim Cristo foi provado e aprovado na tentação da concupiscência da carne e manteve o foco na missão, no propósito que Ele havia de cumprir.

Nos próximo post, falaremos sobre a tentação da concupiscência dos olhos que nos leva a saciar o desejo da posse.

Nenhum comentário: