segunda-feira, junho 15

Trocando beijos com Deus

Transcrição do sermão pregado na manhã de (14/06/09)
Pastor Cecílio Junior.
Santa Ceia ministrada na Reina do Engenho Novo.

Deus de certa forma é um Ser romântico. E tem coisa melhor para expressar o romantismo do que um beijo? De fato o beijo expressa vários sentimentos. Mas será que é possível trocar beijos com Deus?

Antes de tudo é interessante definir o que é o beijo? Um beijo (do latim basium) é o toque dos lábios com qualquer coisa, normalmente uma pessoa. Na cultura ocidental é considerado como um gesto de afeição.

No livro de Cânticos encontramos em Salomão e Sulamita, sua amada, a representação do relacionamento entre Cristo, e sua noiva (a igreja).

“Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho.” (Cantares 1.2)

Mas como os lábios de Deus nos tocam? Será que eles já nos tocaram?

SEUS lábios chegam até nós através da graça. “Tu és mais formoso do que os filhos dos homens; a graça se derramou em teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre.” (Salmos 45, 2). Ela é uma espécie de beijo, a saber, imerecido. È um beijo que nos constrange. Pois não merecíamos o amor DELE, o perdão, a redenção e a salvação.

Outra forma DELE nos beijar é através de SUAS Promessas: “Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios.” (Salmos 89:34). Os lábios de Deus nos tocam com o cumprimento das promessas. Elas são atemporais, antecedem nossa existência. Em Cristo somos herdeiros delas antes de termos nascido. Tudo aquilo que foi prometido para Abraão encontra o “sim” em Jesus, logo se estamos NELE somos participantes dessas promessas.

Existe também uma terceira forma de Deus nos beijar. Este beijo a principio não parece ser muito agradável. ELE também nos beija através do SEU Juízo. “Bendito és tu, ó SENHOR; ensina-me os teus estatutos. Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca.” (Salmos 119, 13)

Deus não é Sádico, ELE não tem prazer no sofrimento do homem. A prova disso é que ELE castiga quem de fato é Seu filho, a fim de endireitar nosso caminho. O juízo também é uma demonstração da graça de Deus. Pois não merecemos o concerto de Deus. Mas SUA graça, esse maravilhoso presente imerecido, é manifestada nos Juízos para nos trazer de volta para o caminho de Cristo. O SEU juízo é um beijo doce, por mais que pareça amargo. É uma grande demonstração do Amor Divino, pois ELE quer o nosso melhor.

Que os lábios de Deus possam nos tocar com a Sua Graça, Promessas e Juízo.

Existe algo pior do que beijar alguém e perceber que este alguém reagiu friamente ao seu beijo? A vida com Deus é um relacionamento. Assim como nos beija, Deus também deseja ser beijado. Mas quem já viu Deus? Como então nossos lábios tocam a Deus?

Uma das formas de tocarmos SEUS lábios é através da oração. “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” (II Crônicas 7:14)

Ela não muda a vontade de Deus. No entanto ELE nos concede esse recurso. Com ela verbalizamos o que estamos vivendo e sentindo. E quando vivemos uma vida sem oração, é como se estivéssemos reagindo de maneira fria aos beijos de Deus.

Se na oração falamos COM Deus, com o louvor falamos DE Deus. O louvor é outra forma de beijarmos Deus; “Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.” (Salmos 51:15). Mais do que entoar cânticos, devemos falar de Deus através do nosso comportamento diário. Os cânticos servem como um aferidor, ou seja, eles revelam a maneira que temos vivenciado Seu louvor na nossa vida.

O beijo representa o que esta no coração, por isso Deus espera que o nosso coração esteja junto com os lábios na hora de beija- LO. Devemos adorá-LO em Espírito e em Verdade. Isso demonstra uma coerência, fazendo com que não nos tornemos hipócritas.

Mas infelizmente existe também um beijo que beira a superficialidade e que é praticado por muito de nós, ele é o beijo da falsidade. “Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.” (Matheus 15; 8)

Em Lucas 22:48, encontramos o beijo mais famoso de todos; “E Jesus lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do homem?”

Alguns teólogos afirmam que Judas esperava por um Messias glorioso, revestido de formosura. Porém Jesus se apresenta de forma simples, com humildade, pregando o amor ao próximo. Ao invés de cavalgar em um cavalo branco, Jesus prefere usar uma jumentinha. Isso contrariou completamente as expectativas daquele povo.

Assim também muitos de nós traímos Jesus, quando ELE faz algo que não queremos ou esperamos. Focamos por demais em buscar a Deus somente por aquilo que ELE tem para nos oferecer. Seria importante termos em mente que não somos merecedores de nada daquilo que Deus tem nos dado. Precisamos nos apegar ao caráter DELE e não somente naquilo que tem nos oferecido. Pois não somos dignos de beijar seus lábios, seu rosto e nem suas mãos.

Interessante que os romanos tinham 3 tipos de beijos: o basium, trocado entre conhecidos; o osculum, dado apenas em amigos íntimos; e o suavium, que era o beijo dos amantes. Os imperadores romanos permitiam que os nobres mais influentes beijassem seus lábios, enquanto os menos importantes tinham de beijar suas mãos. Os súditos podiam beijar apenas seus pés.

Neste contexto ocorre o que esta em (Lucas 7: 37- 38)

“E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; 38 E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento.”

Existem aqueles que se acham bons demais a ponto de não se humilharem. Devemos aprender com o beijo daquela pecadora que ungiu os pés de Jesus. Ela não foi digna de beijar as mãos e nem os lábios de Cristo. Antes reconheceu seu estado de pecado e se apresentou como serva, beijando seus pés.

Tendo em vista que Deus tem beijos para nos dar e que ELE também deseja ser beijado, precisamos nos preparar para essa troca de beijo. Assim como Ester se preparou para encontrar com o rei Assuero. Da mesma forma ELE deseja que estejamos preparados, a saber, com o cheiro da santidade, com humildade que é fruto de um coração quebrantado.

Eis o que ELE precisa encontrar nos lábios da igreja;

“Favos de mel manam dos teus lábios, minha esposa! Mel e leite estão debaixo da tua língua, e o cheiro dos teus vestidos é como o cheiro do Líbano.” (Cânticos 4;11)

“Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu!” (Salmos 19:14)

Que estejamos preparados para trocar demorados beijos com Deus !

Nenhum comentário: