quinta-feira, junho 18

Muito além da forma


“O mal que ELE abençoa se torna nosso bem. O bem que ELE não abençoa se torna nosso mal. Se for da terna vontade de Deus, todas as coisas são certas por mais erradas que elas pareçam.”
( A.W. Pink em seu livro Deus é Soberano)

Não conhecemos a obra de Deus deste o principio até o fim. È justamente por isso que precisamos ter uma visão global dos fatos da vida. E para isso Deus colocou a eternidade dentro do nosso coração (Eclesiastes 3;11). Pois ela, a eternidade (Kairos), é a esfera de Deus onde não existe passado nem futuro, mas sim um constante agora. Ou seja, Deus tem uma visão integral dos fatos, tudo acontece concomitantemente diante DELE.

Essa maneira de enxergar a vida nos livra de muitos males.

Pois a percepção que temos do que é mal, reside na nossa ignorância acerca do todo. Na maioria das vezes o que vemos é apenas a cor contrastante de uma pintura ou a dissonância de uma composição musical. De primeira vista parece tratar – se de algo ruim, mas quando se olha ou escuta da maneira certa, percebemos que tudo se encaixa perfeitamente. A vida é composta dessas diversividades de experiências, elas nos tornam mais fortes, nos preparando para a novidade que estar por vir.

Por mais que a terra esteja sem forma e vazia, precisamos ter em mente que o espírito de Deus já se move sobre a face das águas. (Gênesis 1;2)

È interessante que no original, a palavra de onde se traduz “mover ou paraiva”, significa “chocar”. Quer dizer, em meio ao caos, o Espírito de Deus já chocava sobre as águas.

Não é a toa que a vida surgiu da água. Da mesma forma, não devemos nos focar nas formas (circunstâncias). Nossa visão precisa ir além delas, ela precisa alcançar as águas. Pois lá esta sendo preparada a vida.

Ao invés de abaixarmos a cabeça quando tudo parecer errado ou quando não houver motivos para sorrir, precisamos levantar as mesmas para o alto (Colossenses 3;1). Isso não se trata de alienação, pelo contrário é olhando para as coisas que são do alto que se entende o que acontece aqui em baixo. Pois o “olhar para o alto” nos leva a “olhar do alto”.

Olhar PARA o alto faz com que não nos foquemos diante do caos. Antes, sabemos que é de lá, do alto, que vem nosso socorro. Já olhar DO alto nos dá uma visão integral dos fatos e a certeza de que Deus já esta chocando a vida em meio ao caos.

Seja em qualquer cenário a mão DELE nos Sustenta, SUA graça se faz presente em qualquer situação. “Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer nas profundezas a minha cama, tu ali também estás. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá (...)” (Salmos 139)

Como diz Caio Fábio; “A maior de todas as graças é enxergar a GRAÇA na desgraça.” Que possamos subir nos ombros de Cristo, para enxergarmos muito além das formas e vislumbrarmos o que se esta sendo preparado.

O fato de saber que Deus já esta chocando, faz com que não fiquemos chocados diante das situações adversas.

Isso é chocante !!

Nenhum comentário: