quinta-feira, abril 16

Leitura Dinâmica

Decorar os versículos para tê-los na ponta da língua e ter conhecimento da bíblia histórica, são coisas que estão ao alcance do homem, para isso basta ele estudar e se empenhar.

Por outro lado ter acesso e desvendar os propósitos de Deus por de trás dos fatos é algo que esta fora do alcance do intelecto humano.

Como diz Paulo; “A letra mata, mas o espírito vivifica” (2 Coríntios 3:6).

Através da letra temos acesso ao que diz NAS escrituras, mas somente o Espírito Santo é capaz de nos revelar o que diz A escritura.

Como diz Caio Fábio, "Melhor do que saber o que esta escrito é saber o que esta sendo dito com o que foi escrito."

Em outras palavras, a letra revela o que esta escrito, já o Espírito nos revela o que esta sendo dito por de trás daquilo que esta escrito.

Em Lucas 10; 25 , vemos que: "Certa vez, estando Jesus a ensinar, eis que se levantou um doutor da lei e lhe disse, para o experimentar: - Mestre, que hei de fazer para alcançar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: - Que está escrito na lei? Como é que lês?”

Como foi bem frisado por Hermes Fernandes em seu livro Amor Radical, Jesus fez uma pergunta objetiva (O que está escrito?) e outra subjetiva (como lês?).

O doutor respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, com todas as tuas forças e de toda a tua mente; e a teu próximo como a ti mesmo.”

–“Respondeste bem, disse-lhe Jesus. Faze isto, e viverás”

Aquele homem sabia na ponta da língua o que dizia nas escrituras ele foi bem objetivo, mas pelo visto não foi capaz de responder a pergunta subjetiva feita por Cristo. Ele sabia bem o que estava escrito, mas não sabia o que estava sendo dito. Sabia a teoria mas não estava vivendo a prática, ele estava completamente focado na Letra.

Focar por demais na letra nos torna seres legalistas e alienados. Somente o Espírito Santo pode trazer vida para a letra, mas esta sem a ação Daquele apenas mata.

Trazendo para o cotidiano a letra representa o que esta a vista de todos, já o espírito diz respeito à aquilo que nem todos são capazes de vislumbrar. Por isso que devemos andar por fé e não por vista!

Muitas vezes os fatos da vida parecem ser desprovidos de sentido. Daí a importância de se buscar captar os propósitos de Deus por de trás dos fatos, e isto só é possível através da hermenêutica do Espírito Santo, é ela que dá sentido aos fatos. Um olhar da vida pelo prisma de Cristo, nos faz achar conexão em tudo que acontece a nossa volta.

Certa vez Eleanor Roosevelt, primeira dama dos EUA no período de 1933 – 1945, deu uma definição sobre criatividade muito interessante, ela disse que; “A criatividade é o poder de conectar o que esta aparentemente desconectado.”

E Deus é um ser criativo; “Vede, eu faço uma coisa nova, que está saindo à luz; não a percebeis? Porei um caminho no deserto, e rios no ermo.” (Isaías 43; 19).

Diante disso, não se deve padronizar os meios utilizados por Deus para cumpri Seus propósitos, antes devemos ter nossa mente aberta para as surpresas provenientes da criatividade divina, Ele é capaz de desbravar um caminho onde menos se espera.

Que leitura estamos fazendo da vida? Se ela for uma leitura superficial nada fará sentido, mas se olharmos pelos olhos do Espírito veremos que de fato “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam à Deus" Romanos 8:28 .

Ser guiado pela letra implica em morte e traz desesperança. Já uma vida guiada pelo Espírito de Deus nos dá vida e esperança de um futuro!

Que façamos uma leitura dinâmica da vida , não enxergando os fatos como sendo um fim em si mesmo, mas como um meio de cooperação para o nosso bem.

Não é a toa que a dinâmica é a parte da física que estuda os movimentos e as suas causas. Assim também devemos deixar a vida se movimentar e deixar que as coisas aconteçam de maneira natural.

Tal estilo de ler a vida nos tira de uma visão míope e nos faz ver os fatos de forma macroscópica. Tira o foco do momento, deixamos de viver no imediato para vivermos em favor da posteridade.

Portanto que possamos ouvir o que esta sendo dito por de trás dos fatos, sem nos prender na letra (vista). Para que então possamos viver a vida em abundância que ELE tem para nós, e esta só é possível através do Espírito que vivifica.

No fim das contas tudo faz sentido, Nada esta desconectado! Tudo esta seguro nas mãos Dele!

Nenhum comentário: