domingo, março 22

Anteninhas de Vinil

A antena de vinil era parte integrante do uniforme utilizado pelo Chapolin Colorado, personagem criado por Roberto Bolaños. Se tratam de duas antenas que ficam no topo do uniforme do herói e apitam quando pressentem a presença do inimigo.

Tal habilidade não é monopólio do herói trapalhão, por incrível que pareça o Espírito Santo nos dotou de tal mecanismo, a saber, a fé.

Através dela somos aptos para distinguir uma coisa de outra, assinalando a diferença existente entre elas. Isso faz com que tenhamos uma percepção aguçada do que acontece ao nosso redor e do que nos espera lá na frente. Uma pessoa guiada pelo Espírito Santo reconhece de longe quando algo cheira mal.

Como na passagem em que Abraão resolveu dar para Ló a opção de escolher a planície que desejasse, diz o texto que :

"... levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada ..." ( Gênesis 13: 10).

Ló preferiu fixar-se na planície do rio Jordão, na região de Sodoma e Gomorra sem saber que mais tarde esta cidade seria destruída por causa do pecado. Já Abraão, preferiu permanecer em Canaã.

Ló se deixou levar pela bela paisagem, mas Abraão soube como distinguir o que seria melhor.

Isso mostra que "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte" ( Provérbios 14:12).

A nossa vista nos engana, de fato existe caminho que para o homem parece reto, mas na verdade nos conduz para algum desvio. Já a fé nos faz enxergar aquilo que ainda não se ver, de fato ela nos conecta a mente de Cristo, fazendo com que tenhamos uma visão do todo. Ela nos dá o real cenário da realidade.

Tiago nos orienta para não sermos guiados pelas presunções :

"Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna." ( Tiago 4: 13 ao 16)

Portanto esteja atento para a vibração das “anteninhas de vinil” pois ela nos avisa constantemente dos perigos e dos caminhos que estamos traçando. E Isso se operacionaliza através da paz gerada pelo Espírito Santo em nosso coração, ela é o nosso árbitro ( Colossenses 3:14).

Antes de qualquer tomada de decisão, devemos verificar se existe essa paz na nossa consciência, pois ela é a evidência de que estamos no caminho certo. Para isso nada melhor do que consultar ao Senhor e se entregar por inteiro aos seus cuidados.

É interessante que o Chapolin sempre exclamava ; “Silêncio, silêncio, as anteninhas de vinil estão detectando a presença do inimigo!” De fato para dar lugar a voz do Espírito precisamos nos calar, ficar em silêncio e deixar que ELE nos conduza por seus caminhos de paz.

Esteja atento pois Ele sempre esta dizendo ; Sigam meus bons !

2 comentários:

Rodrigo Rangel disse...

Isso, isso,isso isso... Pois é,Pois é,Pois é,Pois é,Pois é,Pois é,Pois é,Pois é.

Rodrigo Rangel

Rose disse...

Suspeitei desde o principio que ia gostar deste artigo, hehehe.
Achei fantástica a comparação.