domingo, janeiro 18

Humildade


"Somos humildes na esperança de um dia sermos poderosos."

(Aforismo de Carlos Drumond de Andrade )

Muitas vezes buscamos a humildade com o único objetivo de sermos poderosos, nós a utilizamos como uma alavanca para nos levar a lugares maiores. Por mais paradoxal que isso pareca ser, mas isto é uma verdade. Vemos pessoas adotarem uma pseudo - humildade, mas no fundo o que a mente esta tramando é chegar ao poder.

Será que ser humilde depende da circusntância em que estamos inseridos? Será que a humildade esta circunscrita a realidade monetária, étnica , religiosa ou social? Muito preconceito tem sido criado, associamos alguém com baixo poder aquisitivo como sendo humilde, e o contrário como sendo alguém soberbo. Poderemos tratar humildade e poder de forma linear, ou será que são realidade antagônicas impossíves de caminharem lado a lado?

Em primeiro lugar precisamos ser humildes em reconhecer que a humildade não é algo que faz parte da natureza humana, o homem é um ser extremamente soberbo, fruto da sua natureza corrupta. Soberba nada mais é do que querer ser o que não é, a fim de se auto – evidenciar. Diante disso precisamos recorrer a alguma refêrencia de humildade que nos norteie para o caminho correto.

Olhando para os lados não encontraremos nínguem dotado deste dom, mas reconhecendo que ela é um dom , e que todo dom vem de Deus, logo poderemos olhar para cima e encontrar tal refêrencia em Cristo, e que tem sua demostração plena na Cruz, onde o justo se entregou por amor aos injustos.

O apásotolo Paulo nos relata em (Filipenses 2. 5 – 9), como o Deus Transcendente se fez iminente, movido de extrema humildade:

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;”

Veja que Cristo mesmo sendo como Deus, não usurpou a ser como tal, antes se humilhou. Portanto a motivação Dele em abrir mão da sua divindade não foi com o intuito de se auto - evidenciar, como é na soberba, mas foi motivada pelo amor ao próximo.

Enquanto a soberba nos leva a buscar ser aquilo que não somos, a humildade nos faz abrir mão daquilo que somos se colocando a total disposição para servi, sem esperar nada em troca.

Mesmo sabendo que ELE exalta os humildes, não se deve buscar a humildade com o intuito de um dia ser exaltado.

Que sejamos humildes de forma incondicional. Caso contrário a soberba nos enquadrará no aforismo de Carlos Drumond de Andrade!

A humildade gera generosidade, ela faz com que sejamos generosos em dar e humildes na hora de receber.

Portanto a humildade independe das classes sócias, ela não é de fora para dentro, mas sim de dentro para fora. Podemos nos surpreender encontrando soberba na pobreza e também encontrando humildade na riqueza.

Termino com uma frase anônima que diz :

A humildade é uma coisa estranha. No momento em que achamos que a temos... já a perdemos.

Cristo é a fonte de humildade. O SEU exemplo faz com que tanto reis como plebeus sejam humildes.

Nenhum comentário: