domingo, dezembro 17

A Desburocratização da Vida


Por Bruno Jardim


Jairo, o principal da sinagoga, recebe a notícia que sua filha de 12 anos estava morta. "E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente." Marcos 5:36

Como líder religioso, Jairo dava mais valor às tradições e ordenanças da lei do que à vida.

Essa ordem de Jesus para "crê somente", foi para desbloquear a mente de Jairo. Pois minutos antes, Jesus havia "transgredido" algumas ordenanças da lei, tais como:

1) Se deixou tocar por uma mulher com 12 anos de hemorragia crônica. Pela lei, qualquer pessoa que tocasse ou fosse tocada por uma mulher nesta situação, seria considerada impura. (Levítico 15:25-27)

2) Cura aquela mulher e imediatamente a devolve ao convívio social. Pela lei, após o fim do ciclo menstrual, a mulher deveria esperar sete dias para receber o "alvará" de pureza, para então circular novamente. (Levítico 15:28)

Não obstante a tudo isso, Jesus ainda entra na casa de Jairo e toca no cadáver de sua filha. Pela lei, não se podia tocar num cadáver. Quem assim fazia tornavasse imundo. (Números 19:11-14)

Do ponto de vista da lei e de Jairo, Jesus estava imundo. Logo, não estava apto para curar a menina.

Resultado: a menina volta a vida!

Deus não é refém de nossa moral paradigmática, tão pouco da Lei-tura que temos da vida. Nossa cosmovisão não limita Sua ação.

Quem nasceu de uma virgem, andou por cima do mar, transformou água em vinho e venceu a morte. Não é refém das leis da Biologia, Física, Química e da Vida. Então, quem é o homem para querer limitar e ditar o Seu agir?

Jesus é Caminho sem pedágios, é conexão direta para a Vida. O "Crê Somente", derruba qualquer crença limitante e remove os obstáculos montanhosos impostos por nós mesmos.

O que Ele tiver pra fazer, Ele fará...

Pela desburocratização​ da vida; creia somente, descanse nisso.

Nenhum comentário: