sexta-feira, maio 19

SOBRE 13 REASONS WHY



Por Bruno Jardim


Informo a necessidade de “Trigger Warning”, ou seja, é uma série que merece um alerta, para que as pessoas saibam da existência de um conteúdo que pode servir de gatilho (daí, o nome em inglês, “trigger” – gatilho, e “warning” – alerta), para um eventual trauma, desencadeando memórias e sensações ruins em quem assiste.

Se por um lado ela pode despertar o “gatilho” de traumas, ela também pode despertar em nós a vontade de não mais fazer “vista grossa” ao que acontece bem debaixo do nosso nariz.

A importância de ouvirmos os “dois lados da fita” da pessoa, pois acredite: a maioria tem um “lado B”. Enquanto que o “Lado A”, fica visível para todo mundo, o Lado B se revela na escuridão da noite, tendo como testemunha o travesseiro e a consciência. Em público nossos vulcões ficam adormecidos, mas no interior, entram em erupção. Colocar para fora é sempre o melhor caminho. Lembre-se que depois da erupção, as lavas passam por um esfriamento, fazendo delas uma crosta sólida, servindo de fundamento para nascer um novo terreno.

Nos faz refletir sobre o “efeito borboleta” da vida: vivemos conectados uns aos outros. Uma omissão nossa, poderá gerar uma ação fatal para o outro. Daí a importância de amarmos o próximo nas dimensões do espaço e tempo. No espaço, é preocupar-se com que está ao nosso redor. No tempo, é importar-se com quem vem depois de nós, deixando o cenário preparado e bem sinalizado para o próximo da fila da vida.

Falando em sinais, todo mundo emite alguns. As flores chegam antes dos frutos, elas servem de alerta. Pais e responsáveis, façam o favor de observar o que tem florescido em seu jardim, isto revelará os tipos de frutos que irão surgir. A partir disso, é decidir o que será podado e o que será cortado. A relação pais e filhos é assunto sério, tão sério que o Antigo Testamento encerra- se dizendo que “Ele converterá o coração dos pais aos filhos, e coração dos filhos aos pais...” Malaquias 4: 5-6.

Corações voltados uns para os outros batem no mesmo compasso. E isso é fundamental para não subestimar o que o outro sente, pois infelizmente temos a tendência de achar que o sofrimento do outro é drama ou babaquice. Não é!

Por fim, será impossível acompanhar cada passo dos filhos, não adianta, eles são para o mundo. Pelo menos faça como a mãe de Moisés, coloque betume no cesto. O betume serve de impermeabilizador, evitando que as águas do Nilo entrem no cesto e afoguem a criança. A gente “betuma o cesto” ensinando valores, conversando com transparência como a vida funciona lá fora.

Quem for assistir a série, esteja ciente dos alertas que falei no início. 13 Reasons Why fala de um mundo que não é o ideal, mas é o real e que precisa ser denunciado e enfrentado.

Nenhum comentário: