sábado, agosto 20

7 Coisas que aprendi com os 7 x 1 da Alemanha


Por Bruno Jardim 


1° A VIDA É IMPREVISÍVEL

A única certeza da vida é que teremos surpresas.

Devemos sim planejar, ter projetos, mas nunca colocar nosso planos acima Daquele que tem o Plano maior. O Seu propósito sempre irá prevalecer.

“Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.” Provérbios 19:21

2° HUMILDADE

Todos somos uma boa obra em andamento, e as vezes durante este processo de aperfeiçoamento, é necessário recebermos duros golpes para lembrarmos que não somos lá grande coisa.

Quando o homem começa a se achar, Deus nos fura com uns espinhos na carne para nos murchar.

Sim, os 7x1 servem de espinhos em nossa carne. E nem adianta orar pedindo para tirar.

3° BOM ÂNIMO

"Ih lá vem mais, ih lá vem mais, virou passeio.... gol da Alemanha..."

“...no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo...” João 16:33
A aflição não tem agenda, ela vem de onde menos esperamos. Temos a tendência de ficar paralisados diante do imprevisível. O cérebro entra em “tilt”, tudo se trava e não conseguimos mais nos movimentar.

Ânimo tem a ver com movimento, animação. Ou seja, é aquilo nos move. Já o inanimado, é o que não se move, fica desfalecido, cujas forças físicas e mentais se esmorecem.

Por isso que Cristo nos orienta para termos, em meio as aflições, o bom ânimo. É para nos movimentar sempre, independente das circunstâncias.

4° O TODO É MAIOR QUE A SOMA DAS PARTES

A frase “o todo é maior que a soma das partes” foi escrita pelo movimento alemão denominado Gestalt. Em alemão, “gestalt” significa algo como “forma” ou “aspecto”.

Este movimento trouxe à tona a necessidade de tornar, patente o que está implícito. Tornar sólido o que está líquido.

Exemplo: "A+B" não é simplesmente "A+B", mas sim um terceiro elemento denominado "C".

No caso do Jogo: “Manuel Neuer + Philipp Lahm", formou um terceiro elemento chamado “Equipe Alemã”. Enquanto que “Neymar + Neymar”, nunca poderia formar uma equipe, mas apenas outro "Neymar". Tanto é que quando ele não jogou, o time também “não jogou.”

É integrando as partes conhecidas que nos tornamos aquilo que realmente somos e assim a vida flui de forma mais saudável.

O homem sempre está em processo de desenvolvimento. Não se pode parar de movimentar, só existe aperfeiçoamento, onde há movimento.

Uma andorinha só não faz verão. “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.” 1 Coríntios 12:12.

5° TUDO PASSA....TUDO PASSARÁ

Apito final! Gol da Alemanha...Não! Depois do apito final, não houve mais gols (senão seria 20 x 1 ...rs)

A verdade é que nenhum dilúvio dura para sempre. Haverá sempre uma pombinha com um ramo de oliveira em seu bico para nos fazer lembrar que o tempo da tempestade passou.

A tempestade não é permanente, mas as lições que aprendemos com ela devem ser para sempre. Não adianta fazer as mesmas coisas e ainda sim querer obter resultados diferentes.

A melhor maneira de valorizar as experiências que vivemos é colocando em prática as lições que elas nos ensinaram.

6° RESPEITO

A seleção da Alemanha respeitou a nossa. Se eles quisessem daria pra fazer muito mais que 7. Eles colocaram o pé no freio em respeito a histórica e camisa do Brasil.

Não devemos jamais aproveitar do momento de fraqueza alheia para menosprezar o outro.

Por mais que um pavio esteja fumegando, ele ainda tem a potencialidade de voltar a arder e a queimar. O mesmo sopro que pode salvar um pavio que fumega é o mesmo que poderá apaga- lo de vez. Tudo depende da maneira que iremos soprar.

Amar é respeitar as limitações do outro.

7° SOBRIEDADE

Hoje a Alemanha é a referência de melhor futebol do mundo. Anos atrás era a Espanha e antes, por muitos anos foi o Brasil.

Interessante como as coisas na nossa vida vão e vem. É como uma roda gigante que insiste em rodar, ora estamos no alto, depois estamos por baixo.

A vida é feita de altos e baixos, de drama e comédia, de choro e riso.

Tendo em vista que tudo muda, precisamos ser sóbrios em tudo. “Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições.” 2 Timóteo 4:5

Ser sóbrio é ter equilíbrio, é não se deixar embriagar pelo vinho que os momentos alegres proporcionam e nem se deixar deprimir pelos momentos tristes.

Vivemos em um mundo que é cíclico. E a melhor maneira de viver em um mundo cíclico é mantendo uma postura linear.

O importante é não ficar tonto com o giro das circunstâncias, antes tenha seus olhos mirados de maneira linear na direção de Cristo, sem se desviar para esquerda e nem para direita. “Pois bom e reto é o SENHOR; por isso ensinará o caminho aos pecadores.” Salmos 25:8.

E assim, podemos todas as coisas em Cristo que nos fortalece; estar abatido, ter abundância, como a padecer necessidade, ter fartura, como a ter fome, levar 7x1, como ser penta campeão...Filipenses 4: 12 e 13.

Nenhum comentário: