segunda-feira, setembro 7

Spoiler




Por Bruno Jardim 

“...Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam...” 
(Isaías 46:10)

Ultimamente, dentro do contexto de mídias, tem se falado muito de Spoiler, que é quando se faz revelações do enredo de obras como filmes, séries e livros.

Cá entre nós, é muito chato quando somos vítimas desta prática. Está lá você todo empolgado com aquele filme ou seriado, e de repente vem um “mané” e te revela antes da hora o que vai acontecer nas próximas cenas ou capítulos. Só porque a pessoa já assistiu antes de você, ela se acha no direito de estragar a surpresa e te contar antes da hora o desfecho daquela trama. Isso é ruim pois acaba com o fator surpresa.

Agora repare, o texto áureo deste artigo diz que Deus anuncia o fim desde o princípio. Ora, será que Deus é um praticante de Spoiler?

Logo o Deus de surpresas, cujam “as coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que preparou para os que o amam.” (1 Coríntios 2:9)

Como pode um Deus de surpresas, anunciar o fim desde o princípio? Ele não estaria estragando a surpresa assim agindo?

Deus anuncia o fim desde o princípio pois Ele é Deus de Futuro. Em Apocalipse 22:13, Ele se apresenta dizendo: “Eu sou o Alfa e Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.”

Ele é o autor e consumador da nossa Fé (Hebreus 12:2). Eis a garantia de que a nossa trama existencial não será um fiasco, pois tanto a origem quanto o destino estão atrelados Nele.

O Deus que anuncia o fim desde o princípio, o anuncia por meio de Sua Palavra.

Este fim é materializado a medida que caminhamos e encarnamos o Verbo de Deus. É no caminho que os propósitos de Deus se desenrolam, as coisas vão surgindo paulatinamente, vão ganhando vida.

Já dizia C. S. Lewis que "o nosso ir faz o caminho..." 

Todos temos um caminho para trilhar e para esta caminhada se faz necessário estar munido de uma ferramenta.

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Salmos 119:105)

Lembre-se que o Deus que anuncia o fim desde o princípio o anuncia por meio de Sua Palavra. E aqui o salmista diz que esta Palavra serve como lâmpada para os nossos pés e luz para o caminho.

Abraham Lincoln afirmava que uma bússola indica onde está o Norte, mas não aponta a existência de pântanos, vales, armadilhas etc.

Precisamos de uma ferramenta que sirva para o princípio e também para o fim. A bússola evidência o destino final, mas não os caminhos a serem trilhados até lá. Já a Palavra nos proporciona o que precisamos tanto no princípio quanto no fim. Ela é a nossa provisão do hoje e do por vir, dos meios e do fim. É lâmpada para os pés e luz para o caminho.

Como lâmpada dos pés, ela serve para verificarmos o chão que estamos pisando hoje. Quando diz que ela é luz para o caminho, quer dizer que ela aponta o norte, indicando o chão que pisaremos amanhã.

Antes de se preocupar com o futuro, busque saber mais sobre o chão em que se está pisando hoje. Por isso que em Efésios 6:15, o apóstolo Paulo diz: “...E calçados os pés na preparação do evangelho da paz.”

A Palavra faz parte da caminhada. Precisamos tê-la calçada nos pés, pois somente assim temos “poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.” (Lucas 10:19)

Portanto, a Palavra é o meio através do qual Deus nos revela a Sua vontade para o aqui e o agora e para o futuro.

A vontade de Deus para o agora está diretamente conectada com a vontade de Deus para o futuro. Não são duas coisas distintas. É como Jesus ensinou no Pai Nosso: “Seja feita a Tua vontade assim na terra como céu” (Mateus 6:10).  

Quando se fala de terra, diz respeito ao hoje, quando se fala de céu, não está apenas falando de um lugar para onde se vai depois que morre, está se falando do futuro.

Tudo está conectado, vivemos uma Fé que nos projeta para o futuro e ao mesmo tempo nos conecta ao presente.

Mesmo sabendo do fim deste o começo, Ele não pratica Spoiler com ninguém. Antes, sua revelação é gradativa, step by step, preservando assim o fator surpresa. 

Portanto, caminhe estando munido da Palavra e mais nada. 

Vá na certeza das surpresas que Àquele que é o Caminho a Verdade e a Vida já preparou de antemão para os que o amam.





Um comentário:

EU! Priscyla Ferreira disse...

Muito bom quando você descreve para não nos preocupados com futuro e sim em onde pisamos agora - fiquei pensando nisso em como tem sido o caminhar (presente); quais sementes estão sendo plantadas... . No nosso caminho temos que buscar a Palavra (luz que direciona) e crer (certeza que nosso alvo - Cristo - é o caminho para a vida eterna). Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." (Hebreus 11:1).