sexta-feira, agosto 21

O que esperar quando você está esperando?


Por Bruno Jardim

Trata- se do título de um livro que é um verdadeiro manual para grávidas e que estourou mundo a fora. Vendo o sucesso, Hollywood resolveu adaptá-lo para o cinema, criando um filme que apresenta um variado painel de situações envolvendo a gravidez.

Embora seja certa a chegada da novidade desejada, fica evidente que cada pessoa tem uma maneira de se comportar ante a expectativa do novo. O fim é certo, os meios é que são variados.

Afinal, o que Deus espera de nós quando estamos esperando?

Salmos 27;14, nos fornece algumas dicas:

“Espera pelo Senhor, tem bom ânimo e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor”.

Nesta passagem encontramos 3 (três) ações que Deus espera de nós durante a Espera:
  1.         Espera pelo Senhor;
  2.     Tem bom ânimo;
  3.         Fortifique- se o teu coração.

1. Espera pelo Senhor

Significa reconhecer que Ele é a Fonte. Ainda que por Sua multiforme Graça, Ele utiliza-Se de vários canais, a Fonte é única. Ele é Amor e Graça. O Amor é singular, a Graça é plural. 

Nossas expectativas devem estar voltadas para a Fonte, os canais mudam e por meio deles, Deus esta sempre nos surpreendendo. ELE fecha um canal e abre outro, para aprendermos a depender Dele, confiando em Sua Fonte eterna.

O que procede Dele é Bom. Sua Vontade é Boa, perfeita e Agradável. É boa pois vem Dele, é perfeita pois gera em nós aperfeiçoamento e é agradável pois é para Ele e assim o alegra. 

Logo, Porque Dele (Boa), por Ele (Perfeita/Aperfeiçoamento) e Para Ele (Agradável) são todas as coisas.

Tudo que vem Dele é completo; tem origem, meio e fim. Deus é Deus de propósitos e não faz nada pela metade, na boa obra que Ele começa não tem atraso de cronograma, pois é fiel para completa-la.

2. Tem bom Ânimo

Enquanto esperamos pelo Senhor, devemos ter bom ânimo. Se existe o bom ânimo, também existe o desânimo que nos faz inanimados.

Ânimo tem a ver com movimento, animação, é aquilo nos move. Já o inanimado, é o que não se move, fica desfalecido, cujas forças físicas e mentais se esmorecem. Por isso que Cristo nos orienta para termos, em meio as aflições, o bom ânimo.

Não se pode parar de movimentar, só existe aperfeiçoamento, onde há movimento.

Este movimento não deve ser aleatório, se esperamos Pelo Senhor, nosso movimento deve ser No Senhor e assim lançar a rede sob a Palavra Dele, se movimentar conforme Sua diretriz.  

Nossa expectativa, movimento, origem e meio devem estar atrelados em Cristo.

3. Fortifique-se o teu coração

Ora, não sabemos o que está por vir e não podemos dá sopa ao azar. Nosso coração precisa se preparar e ficar forte. 

A alegria do Senhor é a nossa força. Portanto, o segredo/fonte de nossa força está na alegria do Senhor. Mas, como se alegra o Senhor? Resposta: vivendo uma vida que O agrade. Uma vida agradável para Deus, retroalimenta este processo de fortificação do coração.

Ok, mas como se agrada ao Senhor? Resposta: tendo uma vida de movimento (bom ânimo) em direção ao próximo.

Deus resolveu ser amado no próximo. Tudo o que recebemos Dele, devemos passar adiante, nisto reside a lógica do aperfeiçoamento. Quando passamos o que recebemos, Ele tem prazer em nos dá mais e mais, pois não estamos inanimados, encerrados em nós mesmos, o alvo da vida é passar adiante a própria vida recebida.

Então... O que esperar quando você está esperando?

Antes de se preocupar com “o que esperar”, que tal buscarmos uma resposta para o que de fato “você está esperando?”

Todos deveríamos esperar pela boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Quando assim se faz, no próprio “fim” de nossa espera encontra-se a resposta do que fazer durante o “meio” desta espera.

Nesta Vontade está o mapa relacional de nossa existência: Vem Dele, passa por nós e alcança o outro e volta para ELE.

Uma vida com sentido tem que ter início, meio e fim (justamente o que Ele é). Tem que ser vivida na dinâmica do “Porque Dele, por Ele e para Ele.” Experimentando e esperando Pela e Em Sua boa, perfeita e agradável vontade.

O que vem do alto não falha, o problema é quando este dom encontra em nós um ser inanimado e um coração desagradavelmente fraco, voltado para nós mesmos. Quando o novo é recebido pelo velho o caos é instalado.

O que Deus espera de nós, enquanto estamos esperando é que:

Esperemos pelo Senhor, com expectativa Nele, Porque Dele vem Sua Boa Vontade;


Tenhamos bom ânimo, estando em constante movimento, nos aperfeiçoando Por Ele, em Sua Perfeita Vontade;

Fortifiquemos os corações, dando alegria Para Ele, vivendo Sua Agradável Vontade.  
  
Origem, meio, fim, bom, perfeito e agradável. Tudo sintetizado em Cristo, Ele é ao mesmo tempo a nossa procedência, nosso caminho e alvo.  

Portanto, espere por Ele, estando Nele. 

3 comentários:

Unknown disse...

Arrebentou!!!!! Que mensagem!!!! É nisso que eu creio. Orgulho de ter um irmão assim. Abc, Fabio Jardim

Hermes C. Fernandes disse...

Arrebentou 2! Muito boa palavra!

Unknown disse...

Muito bom! temos de fazer a vontade dele esperar nele.

Caio Fábio uma vez disse que Deus nunca chamou gente a toa, gente parada. Isso mostra a necessidade do ânimo, do movimento.

Parabéns Bruno!