segunda-feira, setembro 14

Podar


“Todo ramo em mim que não dá fruto ele o corta, e todo ramo que produz fruto ele o poda, para que produza mais fruto ainda.”

(João 15; 2)


O ato de podar vai muito além da estética, antes ele tem como objetivo limpar ou cortar os braços inúteis da videira ou árvore, a fim de regularizar a produção, aumentar e melhorar os frutos.


Existem galhos que recebem seiva e não frutificam, a estes Jesus diz que não podem permanecer. Pois a existência de muitos ramos faz com que a seiva tenha o seu caminho em direção ao fruto desviado, ocorrendo assim um desperdício, o que acaba comprometendo o fruto.


Em Cristo somos arrancados da árvore Adâmica e somos enxertados na videira verdadeira, onde passamos a dar fruto como uma vide. A seiva que corre pelos ramos desta árvore produz os frutos do Espírito que está em toda a bondade, justiça e verdade (Efésios 5:9).


Podemos dizer que cada ramo representa uma área de nossa vida. Quando olhamos para o ser de forma segmentada, podemos perceber que ele é formado por diversas áreas, uma mesma pessoa é um profissional em seu trabalho, é pai, filho, irmão, amigo, estudante e etc. Em fim, somos compostos de diversos ramos.


A questão é: Será que tais ramos estão recebendo a quantidade necessária de seiva para frutificar? Ou será que existem ramos em nossa vida que nem deveriam existir e que sua presença apenas faz com que a seiva seja desviada do seu objetivo principal que é gerar fruto?


Daí a necessidade de identificarmos costumes e rotinas que apenas sugam nossa seiva, atos que em longo prazo não vão produzir nada que presta. A estes ramos não tem meio termo, tem que ser cortados, precisam sofrer um verdadeiro massacre da serra elétrica.


Por outro lado existem ramos que são importantes, que possuem sua relevância, mas que podem estar sugando energia demais ou de menos. É uma questão de ter equilíbrio, tudo em extremo é danoso.


O trabalho, a família, os amigos, os estudos, todos eles são ramos que produzem frutos, porém precisam receber a quantidade certa de seiva para que o fruto final, que seria uma síntese de todos os ramos não seja prejudicado.


Estes ramos acima citados necessitam ser constantemente podados, justamente para que tenham seu crescimento regulado. O podar é uma arma eficiente para não transformarmos algo benéfico em algo maligno.


Infelizmente somos expert em transformar bênção em maldição, dada à má utilização destes ramos. È como aquela pessoa que estava desempregada, e recebe de Deus um emprego e agora esse mesmo emprego (ramo) se torna a atividade fim de sua vida, fazendo com que ela não busque mais a Deus e nem tenha tempo para a fámilia. Tal pessoa precisa ter esta área da vida podada (não arrancada), pois o emprego é algo relevante e importante, porém precisa receber uma dose certa da seiva.


È impossível obter resultados diferentes fazendo a mesma coisa, se quisermos mudar o fim, o meio precisa ser modificado.


Assim como tem ramos que recebem muita seiva, também existem aqueles que deveriam receber mais de nossa energia, mas que não estão tendo a devida atenção. Tudo é uma questão de administrar e otimizar melhor o tempo.


Nossas ações de hoje precisam nos encontrar amanhã. A seiva que aplicamos em determinado ramo produz fruto que por sua vez possui sementes que tem a potencialidade de se transformar em árvores onde irão gerar outros incontáveis ramos.


Uma mente conectada com a vontade do Pai nos capacita a identificar os ramos que precisam ser cortados e os que precisam ser podados. Assim não vamos cortar o que era para ser podado nem vice e versa.

Nenhum comentário: