sexta-feira, março 13

Se não fosse Deus ....


Dizer que Deus é Soberano, é algo que vai muito além da nossa capacidade, é algo que transcendi qualquer ciência humana, homem algum poderá esquadrilhar a abrangência do domínio de Deus, “quão insondáveis são seus juízos e seus caminhos...” é o que afirma o apostolo Paulo. O que devemos fazer diante desse fato, se o homem não é capaz de conhecer nem o Mundo em que vive, se ele não conhece ainda nem seu próprio corpo, o que dizer do Todo –Poderoso.


Resta apenas para o homem reconhecer a Soberania de Deus, e também enxergar o contraste que existe entre o Senhor dos senhores, e o homem pecador digno de condenação.


Eu não sou digno nem de misericórdia, a saber, ninguém é miserável sem merecer ser miserável, a miséria é o resultado do pecado, portanto o que merecemos é o castigo.


Mas Deus, em sua infinita Graça e Amor nos alcança com a sua Misericórdia e nos alivia.


Portanto falar de misericórdia merecida é um erro, mas glórias a Deus, pois Ele nos garante que as suas misericórdias se renovam a cada manhã e essa é a causa de não sermos consumidos, se não fosse ela onde eu estaria? Com certeza não estaria aqui escrevendo isto, não existe nada em mim que me faça merecedor disso, logo a misericórdia vem pela graça de Deus este maravilhoso dom imerecido que Deus nos dá.


Ah como é bom saber disso, como é bom reconhecer essa dependência de Deus, sem Ele eu nada posso fazer, fora Dele estou perdido. Por que Ele me fez alvo da sua misericórdia, da sua graça e do seu Amor? Sinceramente eu não sei. Pois não existe homem algum que busque ou que queira a Deus, ao contrário em Romanos 5: 6 ao 8 lemos:


Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente morrerá alguém por um justo,embora alguém possa se animar a morrer pelo bom. Mas Deus prova seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores.”


Eis ai a verdade: Cristo morreu por você sendo você ainda fraco, e como um fraco poderia ter alguma reação em buscar a Deus, isso me remete a uma parábola contata por Jesus em Lucas 10: 30 ao 37;


Lá estava aquele homem judeu estirado no chão depois de ter sido assaltado e espancado por aqueles malfeitores que o deixaram meio morto. Da mesma forma o pecado nos deu uma surra e nos saqueou, deixando - nos mortos em nossos próprios delitos e destituídos da glória de Deus... ( Romanos 3:23)


Nada era capaz de salvar aquele homem quanto mais ele mesmo, Diz a Bíblia que o samaritano ao ver o estado daquele homem “moveu – se de compaixão”, veja não foi homem fraco e quase morto que tomou iniciativa, não! Foi o bom samaritano.


Somente o Amor é capaz de promover uma coisas dessas, o Amor provoca movimento, e sabemos que Deus é Amor e é por isso que lemos em João 13:16; "Que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha vida eterna."


É Deus que toma a iniciativa, e por sua Graça e misericórdia se aproxima de nós. E volto à pergunta: porque Ele fez isso? Na parábola em questão o que levou o samaritano a socorrer aquele judeu moribundo, se naquela época a relação entre os judeus e os samaritanos é comparável a existente entre cão e gato. A resposta é; o Amor, só ele é capaz de derrubar muros e construir pontes, só ele é capaz de fazer algo pelo próximo sem esperar nada em troca, pois o que aquele judeu teria para oferecer? Nada, mas o amor é capaz de fazer com que soframos qualquer prejuízo em favor do próximo.


Assim fez Deus, Ele nos deu seu Filho Jesus para que em seu tempo morre – se por nós, ainda que estivéssemos fracos e sem nada para contribuir em favor da salvação. É por isso que “pela graça sois salvos, mediante a fé e isso não vem de vós é dom de Deus”, Efésios 2:8.


Diante disso o homem não tem alternativa a não ser fazer como aquele Judeu, que se rendeu aos cuidados daquele samaritano, dessa mesma forma devemos nos entregar aos cuidados de Deus “Entrega teu caminho ao Senhor,confia nele e o mais Ele fará”, afirma o salmista em Salmos 37.5.


Somente entregando o caminho a Deus é que Ele vem e sara nossas feridas, e o homem precisa urgentemente desse agir de Deus.


Então meu amado não perca mais tempo reconheça o seu estado de total depravação, e se lance nos braços do Pai. Aprouve a Deus que em Cristo habitasse toda a plenitude, portanto não existe nada em outro lugar a não ser um vazio, os prazeres da carne não tem nada para oferecer, a não ser uma alegria momentânea e passageira não seja tolo de trocar um segundo de prazer por uma eternidade de louvor e adoração a Deus.


A vida não acaba aqui, saiba que o que nós costuramos no presente iremos vestir na eternidade, não espere socorro do homem ou não tente você mesmo resolver esse problema chamado pecado, somente o sangue de Jesus derramado na Cruz é capaz de uma vez por todas nos limpar.


É pelas chagas Dele que nós somos sarados, chagas estas que nós mesmos através de nossos pecados provocamos em Jesus, mas por Ele ser rico em misericórdia e Amor, transformo –as em cura e em Perdão, o único remédio para essas suas feridas é o perdão de Cristo, e este perdão é formado de misericórdia e de justiça, e embora ele já esteja pronto, é necessário que as feridas sejam expostas para que este perdão venha a ser aplicado, e eu creio que o Espírito Santo já esta te convencendo do estado sujo e problemático que você se encontra, é hora de se arrepender, de confessar seus pecados e expor suas feridas, para que o perdão de Deus esse maravilhoso remédio seja derramado, e em fim te salve e te sare.


Sermão pregado em 23 de agosto de 2006, Rio de Janeiro - RJ

Nenhum comentário: