sábado, fevereiro 28

A Simplicidade da Comunicação

Jesus possuía uma maneira de trato especial para com os demais, em certa ocasião “todo o povo se reuniu em volta dele, e ele se assentou para os ensinar” (João 8;2b).


Somente alguém dotado de extrema humildade para agir de tal forma. Mesmo sendo a sabedoria em pessoa (não é a toa que o chamavam de Sofia), Jesus tratava a todos de forma isonômica. Ele sabia muito bem como operacionalizar toda inteligência que possuía, e nisto reside à essência da sabedoria.


Como dizia C.S Lewis; “Deus nunca se faz de filósofo diante de uma lavadeira." Pelo contrário. Ele se assenta, desce ao nosso nível para nos ensinar com toda humildade e paciência. Jesus sabia tratar um assunto complexo de maneira simplista, por isso mesmo falava em parábolas, respeitando sempre nossa limitação intelectual.


Só quem é guiado pela humildade pode agir dessa maneira, abrir mão momentaneamente de algo em respeito às limitações do receptor, esperando a hora certa de revelar todo o conteúdo.


Já o homem natural adota um caminho oposto ao praticado por Cristo, pois somos por natureza guiados pela soberba, e esta sempre nos faz querer ser o que não somos. Ao invés de nos assentar, preferimos nos colocar de pé.


Enquanto que se assentando somos apenas mais um, se colocando de pé nos tornamos o centro das atenções. È tudo que a soberba busca!


Existem pessoas que gostam de tratar assuntos simplórios de maneira complexa, a fim de chamar a atenção de quem fica ao redor.


È quase uma pseudologia fantástica, que é a tendência a contar histórias fantasiosas e extravagantes centradas sobre o próprio indivíduo. No bom português, é aquele sujeito que gosta de fazer tempestade em copo d’água. No fim das contas o que importa é ser o alvo dos olhares e admiração de todos.


Temos muito que aprender com o estilo didático praticado por Cristo. ELE falava o grego Koinê, que era o popular e não o clássico. Era a linguagem do povo!


A comunicação tem como propósito tornar algo em comum, trazer concórdia e não discórdia. Urge nos dias de hoje uma revisão na forma que estamos usando para nos comunicar.


Vamos abrir mão da burocratização e das complicações provenientes da religião.


Pois a menor distância entre dois pontos sempre foi e sempre será uma reta.


Nada de voltas, mas antes busquemos a simplicidade encontrada no evangelho de Jesus. Que não se desvia para esquerda e nem para direita, mas segue em linha reta!



Um comentário:

Victor Fontana disse...

Cara,

Comentário muito bom. Que a gente possa sempre ser claro.

"Tudo que pode ser dito pode ser dito de maneira simples" (Wittgenstein)