domingo, março 1

O Cão Arrependido ...

"Volta o Cão Arrependido Com suas orelhas tão fartas Com seu osso roido e com o rabo entre as patas!"

"Volta o Cão Arrependido Com suas orelhas tão fartas Com seu osso roido e com o rabo entre as patas!"


O verso é repetido 44 vezes...Volta o Cão Arre...


Imagine que estamos diante de um grande lago, e pegando uma pedra pequena na mão a joguemos para dentro dele, o mesmo se faz com uma pedra grande. O destino de ambas será ir para o fundo do lago, a única diferença é que a pedra grande faz mais barulho e espirra mais água que a pequena, mas ambas tem o mesmo destino: o fundo.


Assim também é com o pecado, não existe pecadinho ou pecadão, tudo que nos faz errar o alvo estabelecido por Deus para nossa vida é pecado. O que diferencia são as conseqüências, uns fazem mais barulho que os outros, mas no fundo todo tipo de pecado tem apenas um destino; ofender a face de Deus.


O homem é tão mal, que para ser bom ele precisa de um motivo. Sempre nos perguntamos: o que vamos ganhar com isso? Será que compensa?


Com isso constatamos que nossa postura comportamental esta completamente condicionada às “recompensas”.


Muitas vezes o que sentimos é remorso, que não é sinônimo de arrependimento.


O remorso leva em conta as conseqüências, as pessoas sentem remorso quando temem serem punidas por erros que cometera, ou quando enfrentam os desdobramentos de suas ações. Já o arrependimento vem através da constatação da ação cometida, sem levar em conta as reações ou ramificações que tal ato pode provocar.


O arrependimento nos leva a não cair novamente, pois o que esta em jogo é algo muito maior que as conseqüências, antes nos preocupamos se tais ações cometidas agradam ou ofendem a face de Deus.


Ficar preso as conseqüências nos dá uma falsa sensação de arrependimento, e isso alimenta um ciclo: cair, sentir remorso, levantar e cair novamente… sempre volta o cão arrependido!


O apóstolo Paulo nos orienta em Romanos 2;4 para que; “se não tivermos forças, pedimos ao seu Santo Espírito, pois é a bondade do Senhor que nos conduz ao arrependimento.”


Somente o Espírito Santo é capaz de gerar isso em nosso ser.


Uma mente renovada busca viver de forma correta única e exclusivamente por esse ser o estilo de vida coerente com a vontade de Deus, somos guiados pela sua bondade e não pelo medo de alguma punição.


Que Busquemos viver em bondade de forma gratuita, conhecendo e prosseguindo em conhecê-LO (Oséias 6.3).


Nos livrando assim de um círculo vicioso. Para isso "Precisamos arrepender - nos de nosso arrependimento e lavar nossas lágrimas no sangue de Cristo." (George Whitefield).

O arrependimento humano não passa de remorso, já aquele gerado por Deus em nós, esse sim faz com que não voltemos a cair.


Nenhum comentário: