segunda-feira, fevereiro 9

Migrando do Geocentrismo para o Heliocentrismo

A teoria do universo geocêntrico é o modelo cosmológico mais antigo. Essa teoria se baseia na hipótese de que a Terra estaria parada no centro do Universo com os corpos celestes, inclusive o Sol, girando ao seu redor. Era raro encontrar quem discordasse dessa visão.

O sucesso da teoria geocêntrica revela a tendência que o homem tem de buscar ser o centro das atenções, revelando com isso sua natureza egoísta. Por si só o homem é levado por tal modelo cosmológico, o apóstolo Paulo nos dá um exemplo disso, ao atribuir para quem adota tal postura como sendo inimigos da Cruz, são pessoas que tem como deus o seu ventre, que só olham para o seu umbigo (Filipenses 3:18 -19). Interessante notar que o umbigo além de simbolizar a vinculação do ser com o mundo exterior, também é identificado como sendo o centro do corpo.

Tal visão predominou no pensamento humano até o resgate, feito pelo astrônomo e matemático polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), da teoria heliocêntrica, criada pelo astrônomo grego Aristarco de Samos (310-230 a.C.).

O heliocentrismo é uma teoria científica que afirma ser o Sol o centro do sistema solar e não a terra. E hoje isso é ponto pacifico para todos, pois por ser maior, o Sol exerce o poder da gravidade sobre os planetas que compõem o Sistema Solar.

Como já foi dito, tal teoria foi proposta pela primeira vez pelo astrônomo grego Aristarco de Samos, mas só com Nicolau Copérnico e em especial com Galileu Galilei é que se tornou mais sustentada.

Esta teoria nos remete a uma visão macro da vida, onde somos lançados para fora de nós mesmo, resgatando com isso a essência da Igreja (no original Eclésia) que significa; chamados para fora. Com isso encontramos o propósito de nossa existência, a saber, o de servir.

Nesse contexto, identifico a pessoa de Cristo representada no Heliocentrismo. Pois veja o que ELE afirma em João 12:32 ;

“Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim”.

Nesta passagem Cristo estava se referindo a Cruz, no momento em que ela foi levantada na terra com ELE pregado lá, houve uma espécie de força gravitacional, onde corpos maiores atraem corpos menores. Logo como ELE é o corpo maior (o Sol da justiça), fomos atraídos através da Sua graça irresistível para o centro da Sua vontade.

Esta atração exercida por Cristo nos provoca uma guinada de 180º, gerando assim em nós uma conversão. Onde ELE nos livra de nossos próprios caminhos que outrora nos fazia andar conforme o curso deste mundo (Efésios 1;1 – 3), para andarmos em direção a Cristo.

E agora estando NELE somos chamados para viver uma comunhão de 360º que abrange tudo e todos. Se antes tínhamos nosso ventre como alvo, agora temos Cristo como tal.

Veja a conversão (180º) gera em nós uma comunhão (360º), logo ela não é um fim em si mesmo, pois se assim fosse seriamos reféns de uma vida egocêntrica. Mas agora em Cristo vivemos uma vida Cristocêntrica, ELE é o nosso alvo, e a maneira de atingir tal alvo é se lançando em amor para o próximo.

É Interessante notar que a bíblia nos orienta em Filipenses 2;3b, para que “cada um considere os outros superiores a si mesmo”. Enxergo nisso dois propósitos básicos:

O primeiro é que ao considerar o próximo superior a nós, estamos com isso nos tornando receptáculos das bênçãos de Deus, pois só podemos ser abençoados de cima para baixo. Segundo, o objetivo de toda dádiva divina não esta em sermos abençoados, mas sim em nos tornar uma bênção. Tal dádiva nos é entregue para que possamos distribui - la para o próximo. Logo devemos nos considerar menores para sermos alvos das bênçãos e canais das mesmas.

Pois o mesmo próximo que nos abençoa também nos exerce um poder de atração, já que são superiores, nada mais lógico deles atraírem corpos menores! E esta atração nos leva a utilizar as bênçãos que recebemos, para beneficiar todos os homens, não existe outro caminho.

Logo,"todas as bênçãos de que gozamos são depósitos divinos que temos recebido com a missão de distribuí-los aos demais."(Calvino)

Com isso passamos a viver uma vida de translação, tendo ELE como o centro de nossa existência. E é neste movimento que a vida acontece. Pois é graças ao movimento de translação que temos as estações do ano, proporcionado assim uma novidade de vida.

Caso contrário, ficaríamos limitados ao movimento de rotação, girando em torno de nós mesmos, e só teríamos dia e noite, não havendo assim as emoções e sensações que cada estação nos proporciona.

Em Cristo somos arrebatados de nosso mundinho para sermos usados neste mundo.

Já dizia John Wesley; “Minha paróquia é o mundo.”

Tu És meu mundo, meu Universo!







Um comentário:

Hermes C. Fernandes disse...

Valeu, Bruno. Ótima reflexão. Espero que abençoe a muitos.