sábado, janeiro 3

Minha dor de dente !


Certa vez ouvi de um dentista a seguinte recomendação: “Espero que você se esqueça que possui dentes, mas caso você se lembre deles, é sinal de que alguma coisa esta errada, por favor, me ligue”.

È verdade, só lembramos que temos dentes ao sentir dor, ou quando sofremos algum tipo de lesão. Fora isso passamos os dias de nossas vidas sem notar a presença deles, mesmo os utilizando diariamente.


Essa recomendação do dentista me fez refletir sobre uma questão relevante: será que nossa relação com Deus, tem sido similar com a que temos com nossos dentes? Creio que o Senhor é o nosso socorro bem presente na tribulação, e esta conosco todos os dias de nossas vidas. Sim de fato ELE é um Deus presente em todos os momentos, mas e quanto a nós. Temos notado e lembrado da Sua presença em nossas vidas? Ou somos daqueles que só lembram de Deus quando o tempo é mal, e depois se esquece achando tudo normal?

Nossa correria muitas vezes nos faz esquecer de Deus, sorte nossa que ELE não se esquece de nós, e que Seus olhos permanecem sobre todos, nosso Deus é zeloso, e é fiel por causa da Sua palavra. Um dos indícios de maturidade cristã reside no fato de colocarmos nossa mente em total conexão com a do Senhor, com isso poderemos dizer como o salmista “Eu me lembrarei das obras do SENHOR; certamente que eu me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade.” (Salmos 77,11).

Lembrar do Senhor nos faz render graças por aquilo que ELE fez, faz e fará em nossas vidas. Com isso passamos a nos relacionar com um Deus que é muito mais do que um “pronto socorro”, pronto para aliviar nossas dores (embora também seja), mas isso não é tudo. Vamos parar de colocar Deus dentro de uma “caixinha de fósforo”, um Deus que esta mais para um gênio de Aladdin, que apenas é usado pelos homens para satisfazer suas necessidades.

Ah, como seria bom se almejássemos o Senhor independente da circunstância em que estejamos inseridos. É por isso que o homem não deve ser norteado por vista, mas por fé. Ser norteado por vista implica estar à mercê das demandas da vida, com isso só corremos para o Senhor por medo, ou para aliviar nossa dor.

Veja. Creio que Deus possa usar desse meio, conheço pessoas que se renderam a Cristo “devido” a algum momento de tribulação (alguma dor de dente), mas isso não deve ser um fim, e sim um meio. Falo isso pois sei que nosso Deus age da maneira que ELE quer.

Mas o problema é que nos dias de hoje, muitos só buscam a Deus em tempos difíceis, proporcionando assim uma relação condicional com o Pai. Com isso qualquer coisa se torna motivo para o homem se “desviar”, basta surgir o primeiro problema, para que tudo seja colocado em xeque. É interessante que Pedro trata deste assunto de maneira um tanto quanto “nojenta”, mas com muita sabedoria, veja:

“Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.” (2 Pedro 2,22)


Aqui Pedro nos fala acerca daqueles que certa vez escaparam das corrupções do mundo, mas que foram outra vez vencido nelas. Estes são semelhantes ao cão que voltou para o seu vômito, ou seja, só precisou de Deus para aliviar o seu mal estar, somente para colocar o que estava causando este mal para fora, uma fez feito isso, o homem volta a praticar o que outrora fazia. Eis o perigo de enxergarmos Deus somente como uma “válvula de escape”, ou como um “alivia dor momentâneo”.


Mas quando focamos no Cristo que “É”, automaticamente temos acesso ao Cristo que “Faz”, ainda que primeiramente sejamos motivados em buscá-lo por aquilo que ELE tem para nos oferecer, devemos nos manter Nele por aquilo que ELE é.

Que nossas necessidades sirvam apenas como um instrumento da graça para nos atrair, é isso mesmo. Vamos enxergar graça nas desgraças da vida. Pois muitas vezes são elas que nos levam a buscar a Deus. Mas uma vez estando NELE, temos que parar com as coisas de menino, e almejarmos pelo Cristo essencial. Aquele cuja graça nos basta.

Não vamos colocar a carroça na frente dos bois, ou seja, nada de colocar o agir de Deus na frente do Ser de Deus, pois o próprio Jesus nos orienta a isto naquela famosa passagem que diz:

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6,33).

As demais coisas serão manifestadas por pura graça, pois o Deus que é amor age de maneira graciosa para com aqueles que Ele ama.

É interessante notar que de fato, homem nenhum possui forças para buscar a Deus, dado o estrago que o pecado provocou na nossa comunhão, portanto é impossível para o homem natural reconhecer quem Deus é.

É neste cenário que entra o papel da lei, pois é através dela que tomamos ciência do quão afastados estamos de Deus, com isso o Espírito Santo nos faz constatar de que somos carentes da glória de Deus, e gera em nós uma “dor de dente” que nada mais é do que o agir do Seu Espírito em nós, fazendo com que corramos para o “dentista” (Cruz, graça) onde ali iremos receber a cura para nossa dor.

Glória a Deus por essa verdade, minha oração é para que cada um de nós se lembre de Deus, todos os dias e momentos de nossas vidas. Termino em coro com o salmista:

“Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.” (Salmos 103,2).

Um comentário:

Anônimo disse...

Brunorodrigobirobiroursinho Jardim.
Muito especial ler seus pensamentos e devaneios humanos como devemos ser.
Continue acreditando em voce e nos seus pensamentos. Torne-os para nos algo bom.
Abç Joao, o vovo!!!!