terça-feira, janeiro 20

Fantasmas ?


Deus é singular no que diz respeito ao seu Ser, e plural no que diz respeito ao seu agir. O Ser representa a Sua essência e o Agir Sua forma. Logo o Deus que é imutável e único, age de maneira variada, segundo sua multiforme graça.

Mas quando invertemos os papéis, ou seja, atribuímos ao Ser Divino uma pluralidade e ao Agir DELE uma singularidade, ficamos por demais focados na forma. O que nos leva a sistematizar e a padronizar o agir divino, colocando – O dentro de uma moldura, “limitando” assim o Seu agir. (Menciono limitando entre “aspas“, pois o agir de Deus independe da percepção ou consentimento humano.)

Assim como naquela passagem “... quando eles O viram andar sobre o mar, cuidaram que era um fantasma, e deram grandes gritos” ( Marcos: 6; 49), muitas vezes também perdemos a sensibilidade do agir de Deus e nos confundimos.

Interessante notar nesta famosa passagem onde os discípulos confundem Jesus com um fantasma, que isso ocorreu pelo fato deles estarem demasiadamente focados na forma Eles esperavam que se Jesus aparecesse, ELE viria em um barquinho como se é de costume e normal. Mas para surpresa de todos, ELE vem andando sobre as águas !

Esse barquinho representa nossa padronização, sistematização e preconceito. O melhor é voltar nossa atenção para a essência divina, pois assim fazendo, estaremos abertos para as Suas variadas formas de agir.

Pois ora ELE abre o Mar Vermelho, ora ELE nos faz andar por sobre as águas. Não importa a forma, o certo é que Deus sempre esta trabalhando e intervindo diretamente na história.

Isso liberta a nossa cosmovisão (que é a maneira de enxergar a vida) dos paradigmas. E nos faz ver Cristo onde muitos só enxergam fantasmas.

Que venhamos nos focar na essência de Deus, pois esta é imutável. Já as formas, estas variam. Ele é livre para agir quando e como quiser.

E assim como ELE varia sua forma de agir, a Igreja também em tempos de pós - modernidade, precisa ter a conscientização da pluralidade do agir de Deus. A essência do evangelho é inegociável, mas a maneira de expor tal verdade precisa ser revista e adequada a realidade. Assim não haverá mais espaço para confusão.

Em Cristo que È poderoso para FAZER muito mais ...


Nenhum comentário: