sexta-feira, novembro 20

Roda Gigante

Engraçado como as coisas na nossa vida vão e vem. È como uma roda gigante que insiste em rodar, ora estamos no alto, depois estamos embaixo.

Estamos inseridos em um mundo globalizado, onde a informação se multiplica à velocidade da luz. È um cenário de constante mudança.

Para se ter uma idéia a massa de informação mundial dobrou entre 1860 a 1960. Depois dobrou novamente entre 1960 e 1970. Atualmente dobra a cada quatro anos e no início do próximo século dobrará a cada 18 meses. Ou seja, a tendência da roda é ter sua velocidade aumentada.

Se não vigiarmos poderemos ser facilmente engolidos e consumidos por essa roda gigante existencial.

Vivemos em um mundo que é cíclico. E a melhor maneira de viver em um mundo cíclico é mantendo uma postura linear.

Tal postura não permite que sejamos conduzidos pelas circunstâncias. Tendo em vista que elas oscilam o tempo todo, o apóstolo Paulo orientou para que seu pupilo Timóteo fosse sóbrio em tudo (II Timóteo 4;5).

Ser sóbrio é ter equilíbrio, é não se deixar embriagar pelo vinho que os momentos alegres proporcionam e nem se deixar deprimir pelos momentos tristes.

Outra coisa que caminha lado a lado com a sobriedade é o bom ânimo, aquele mesmo que Jesus nos orientou a ter em um mundo de aflições (João 16:33).

O bom ânimo nos ensina a contentar com qualquer situação. Não se trata de fatalismo ou conformismo, mas sim de adequação, de adaptabilidade. De fato não é a espécie mais forte que sobrevive tampouco a mais inteligente. É a mais adaptável às mudanças, já dizia Charles Darwin.

Não é a toa que os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre (Salmos 125; 1). A melhor maneira de não se abalar é mantendo uma postura linear de sobriedade e de bom ânimo perante as demandas da vida.

Tudo se sucede igualmente a todos (Eclesiastes: 9;2), a diferença não reside nas ações que sofremos, mas sim nas reações que temos perante tais ações.

Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Posso estar abatido, posso ter abundância, como a padecer necessidade, ter fartura, como a ter fome. (Filipenses 4; 12 e 13). Em fim, a vida é feita de altos e baixos, de drama e comédia, de choro e riso.

A confiança em Deus nos faz ter a certeza que ELE é soberano e que tudo esta seguro em suas mãos.

Cuidado para não ficar tonto com o giro das circunstâncias, antes tenha seus olhos mirados de maneira linear na direção de Cristo, sem se desviar para esquerda e nem para direita. Pois bom e reto é o SENHOR; por isso ensinará o caminho aos pecadores (Salmos 25;8).

7 comentários:

Unknown disse...

Bruno
graça e paz

Muito bom seu Blog irmão.

Também me tornei seu seguidor.

Abraço.

WebPCamaral disse...

A paz do Senhor!

Bruno vim retribuir sua visita e já estou seguindo seu blog.

Destaco neste texto:

A confiança em Deus nos faz ter a certeza que ELE é soberano e que tudo esta seguro em suas mãos.

Porque Deus é fiel!.

Deus te abençoe e guarde!

WebPCamaral disse...

A paz do Senhor!

Bruno vim retribuir sua visita e já estou seguindo seu blog.

Destaco neste texto:

A confiança em Deus nos faz ter a certeza que ELE é soberano e que tudo esta seguro em suas mãos.

Porque Deus é fiel!.

Deus te abençoe e guarde!

comunico,logo existooo disse...

oi Bruno, retribuindo a visita, estou aqui :)
Que palavra abençoada sobre as circunstancias e dessa roda gigante q é a vida. Não é facil, mas q maravilha é o Senhor pra cuidar, mudar a direção, e nos da força e animo em tudo.
Bom te conhecer e espero q volte mais vezes no meu blog.
Um abraço!!

Eduardo Medeiros disse...

Olá Bruno, beleza?

A mudança faz parte da dinâmica da vida; tudo é um vir-a-ser...

Você está seguindo meu blog de generalidades, "olhar o tempo", e eu quero te convidar para dar uma espiada no meu outro blog "Sala do Pensamento", onde ninguém tem medo de pensar fora dos padrões estabelecidos pela teologia; tenho certeza que um olhar diferenciado como o seu, enriqueceria nossas discussões por lá.

um abraço.

Alexandre Pitante Filho disse...

Paz do Sr.
As nossas vidas tem muitas dessas circunstancias da roda gigante uma hora estamos em cima outra hora estamos em baixo, a vida é uma verdadeira roda gigante.
E quando estamos em cima lembramos de que não devemos pisar am ninguem, pois um dia estaremos em baixo.

Abraços.

www.pitante.blogspot.com

Maurício de Souza Lino disse...

Boa tarde. Li seu post sobre a roda-gigante, e gostaria de inserir o texto num capitulo de livro que estou compilando. Você me dá essa permissão? Obrigado.