sábado, setembro 26

Crer ou Ser? Eis a questão.


“Acreditar em algo e não vivê-lo é desonesto."

(Gandhi)


Gandhi nutria um amor pelo cristianismo, porém odiava os cristãos. Pois estes, segundo ele, não vivem segundo os ensinamentos de Cristo. Certa vez ele disse: “Eu seria cristão, sem dúvida, se os cristãos o fossem vinte quatro horas por dia.”


O que o atrapalhou a ser tornar cristão foram os próprios cristãos.


Infelizmente muitos ficam conformados com o estereótipo, se preocupam por demais em afirmar que crêem, mas negligenciam o ser, revelando assim uma completa incoerência entre o discurso e a ação.


Crer e ser, eis a solução!


Mais do que crer, Deus nos chama para Ser!


Ser a Sua própria mensagem no mundo. E isso implica em transgredir a superficialidade. E para tal, é necessário viver o que se crer até no mais profundo íntimo da alma. É ter a mensagem presente no próprio caráter e não somente na boca, até “Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração” (II Coríntios 3:3).


È hora de jogar fora as roupas bonitas de fariseu que não conseguem esconder o fedor e a feiúra da hipocrisia e ficar nu. Isso mesmo, Deus quer o homem nu.


Pergunte a Isaías, ele sabe muito bem o que é isso, o próprio Deus ordenou:


“... vai, solta o cilício de teus lombos, e descalça os sapatos dos teus pés. E ele assim o fez, indo nu e descalço... assim como o meu servo Isaías andou três anos nu e descalço, por sinal e prodígio sobre o Egito e sobre a Etiópia, assim o rei da Assíria levará em cativeiro os presos do Egito, e os exilados da Etiópia, tanto moços como velhos, nus e descalços, e com as nádegas descobertas, para vergonha do Egito” (Isaías 20: 2 -4).


Isaías, o profeta, teve a missão de encarnar a mensagem. E com certeza não foi fácil andar três anos nu. Ele não era nenhum doído varrido, antes era pai de família, uma pessoa culta e respeitada entre os homens.


Mesmo que de primeira vista possa parecer algo desprovido de sentido, no fundo tudo o que Deus faz tem propósito. E naquela ocasião, ao ordenar para que o profeta andasse nu, Deus estava mostrando para aquele povo (Egípcios e os Etíopes) como eles iriam ficar debaixo do domínio dos Assírios.


Com isso percebemos que o profeta foi a mensagem e o mensageiro! Ele mesmo viveu a mensagem que estava pregando.


Às vezes vendemos uma imagem que esta longe da nossa realidade. Como as revistas fazem ao esconder as imperfeições do corpo de suas modelos, assim também o homem busca esconder seus defeitos, fazendo com que ele viva um verdadeiro “foto shop existencial”.


Chega de “fotoshopadas”, a Graça divina mira a imperfeição do homem, por mais paradoxal que isso possa ser, a perfeição de Deus encontra encaixe (pela Graça) na imperfeição do homem. E é justamente ali na nossa fraqueza que o Seu o poder se aperfeiçoa.


Para o verbo se fazer carne, esta tem que ficar nua. Pois a imagem de Deus só é refletida na vida daqueles que mostram sua própria imagem, tal qual ela é, sem retoques.


È hora de deixar de ser CRISTÃO para ser cristão.


Que possamos tão somente ser pequenos cristos. Dessa forma Cristo irá crescer a cada dia mais e mais em nós, seus cristinhos. E assim teremos condições de falar como Paulo em I Coríntios 11:1; “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo”.

17 comentários:

Hermes C. Fernandes disse...

Mais um abençoado texto. Parabéns!

A propósito, o cartaz da conferência passou por uma pequena modificação, com a inclusão dos nomes que participarão do evento, entre eles, o Hizayon.

É só pegar no blog da REINA, ou no meu.

Abração!

Bruno Jardim disse...

Amém !
Que esse texto possa alimentar bastante gente.

Opa ... já atualizei o cartaz !

Abração Bispo!

Myllena Klein disse...

Eeii.. muito edificante seu texto meu amado, gostei muito mesmo. Fico regozijada com palavras deste tipo, mpois não podemos esquecer que o único objetivo da palavra de Cristo é a edificação de vidas, e isso vejo em vc, isso aí..
Te convido pra dar uma passada e conhecer um pouco mais das minhas meditações no meu blog..
Abaços, Graça e Paz da parte de Cristo!
Mylle Carneiro

Mulher Única disse...

vim agradecer a sua visita e fui abençoada com este belo post!
Parabéns pelo blog, tornei-me seguidora.


Que Deus continue te abençoando para abençoar.

Unknown disse...

Olá Bruno, obrigado por me visitar!! Volte sempre, comente sempre também, se quiser! Muito bom seu blog também, parabéns!!! Continuemos firmes na blogagem...

Abraço!!!

Rômulo Rampini disse...

obrigado pela visita la no Blog, volte sempre, e fique a vontade para colocar nosso banner!!!

Fique na Paz...

Cristiane Carrillo disse...

PAZ DO SENHOR,AMADO!
OBRIGADA PELA VISITINHA E POR ACOMPANHAR MEU BLOG...GOSTEI MUITO DO SEU TB!TO SEGUINDO...
VC É DE SC? ESTAREI INDO PRA BLUMENAU SEGUNDA-FEIRA!
GRANDE ABRAÇO E FICA NA PAZ!

Alice disse...

... e eu vim para retribuir sua visita e quase não consigo sair daqui !! adorei !! já estás em meus links e já te sigo tb !!

abraçossssssss

Cleosmar Berto disse...

Bruno, A paz do SEnhor!

Estou conhecendo seu blog também. Parabéns pelo post! Que os seus textos possam edificar um grande numero de servos do Senhor.

Obrigado pela visita no meu blog, volte sempre.

P.S - Estou seguindo o seu blog também.

Cleosmar Berto Machado
vidacristavitoriosa.blogspot.com

Eveliny Siqueira disse...

Olá! Tbm gostei mto do seu blog... Parabééns! Já estou seguindo! Que Deus abençõe. Abraço!

Unknown disse...

Olá, agradeço o gentil comentário em meu blog. Faço minhas as sua palavras, seu blog é ótimo!

Deus abençoe,

Bete

Carol Botelho disse...

Parabéns!
Execelente texto e conteúdo!
Que sejamos verdadeiramente cristãos.
Deus abençoe mais e mais.
=]

Adry disse...

Hola Carlos, obrigada por elogiar meu blog e por tornar seguidor eu tb passo a seguir o seu que esta muito bom e ademas nòs cristoes è sempre bom e edificante acompanhar blogs como o seu que sò passa coisa boa para os que as lê..
Fique em Paz..

Laura Pinheiro disse...

muito bom este texto, muito forte, gostei muito, principalmente a frase, Deus nos chama para ser!

fique na paz!

Teresa Carneiro disse...

Ola...sou educadora e trabalho com educação há 24 anos....engraçado que essa semana fiz um trabalho com meus professres sobre "ser" ou "estar" professor, fazendo uma alusão a "ser" ou "estar" na própria vida!Interessante ler esse seu post....amei o que vi e sou sua seguidora!Parabens pelo blog abeçoado!Bjs no coração

Marli Gonçalves disse...

Parabéns. Seu blog e muito edificante.Temos que a cada dia buscar Santidade para termos uma intimidade com o nosso Deus,sendo verdadeiros Cristão.Deus te abençoe

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazon
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


TE SIGO TU BLOG
BRUNO JARDIM



CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesia ...


AFECTUOSAMENTE
BRUNO JARDIM



jose
ramon...