sábado, maio 16

Seus Problemas Acabaram

"A qualidade nunca se obtém por acaso; ela é sempre o resultado do esforço inteligente."
(John Ruskin)

Todos almejam alcançar uma qualidade de vida. A palavra qualidade tem como raiz etimológica o latim qualitate. Existem várias definições para qualidade, tal termo é utilizado em situações bem distintas, uma delas diz que ter qualidade significa estar em conformidade.

E tal constatação só é possível se tivermos alguma referência. Com ela é possível confrontar o que esta sendo vivido com o que se pretendia viver, o realizado com o planejado. E o resultado deste confronto nos possibilita verificar se a vida esta nos conforme, e tal constatação irá gerar a qualidade.

A falta de referência implica em uma caminhada sem norte, assim como em uma vida não convertida que anda segundo o curso deste mundo.

È importante frisar que a conversão é muito mais do que fazer parte de alguma instituição eclesiástica, antes ela diz respeito ao resgate da referência de vida. Ela faz com que olhemos para Jesus, autor e consumador da fé (Hebreus 12:2ª). E estando com os olhos dirigidos para tal referência, passemos a caminhar em direção a ela.

Infelizmente tem se vendido uma idéia um tanto quanto distorcida da realidade que é viver com Deus. Pois para a maioria, viver com Deus implica em parar de sofrer e isso é tido como sinônimo de qualidade.

Como que em um passo de mágica, no momento em que se colocam os pés no “lugar santo” de uma igreja, os problemas deixam de existir. Tratam a tristeza e a aflição como sendo obras oriundas do Diabo, para esse tipo de pensamento o “crente” não pode ser entristecer, se estar triste é porque deu lugar para o inimigo.

O apostolo Paulo orienta para que seu pupilo Timóteo tenha uma postura de sobriedade em relação às aflições, ele diz; “Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições...” (II Timóteo 4,5ª)

As aflições trazem consigo sofrimento, e este por sua vez geram tristezas. Só nos sentimos tristes em relação à nossa vida porque sabemos que ela poderia ser diferente, e só sabemos que ela poderia ser diferente porque há uma possibilidade dela mudar.

Perceber que a vida esta indo mal é um bom sinal. Significa que não perdemos a referência e mais; isso demonstra que a consciência esta forte e viva. Isso nos possibilita perseguir a qualidade. Que para nós neste contexto, é estar em conformidade com a vontade (referência) de Deus.

Portanto a tristeza é o meio pelo qual podemos diagnosticar se a nossa vida não esta conforme a referência que Deus estabeleceu para nós. È através do sofrer as aflições que chegamos a essa conclusão. E isso graças ao fato de Cristo ter se estabelecido como o nosso referencial.

Meu desejo é que eu comece a sofrer no dia em que eu “parar de sofrer”. Pois esse “parar de sofrer” gerará em mim uma conformidade com o estilo de vida praticado. Já o sofrer gerado pela constatação da desconformidade com a referência, me conduzirá a transcender a forma para que então eu possa atingir a qualidade de vida que ELE preparou.

Nenhum comentário: