sexta-feira, março 6

Se movendo na roda dos escarnecedores I


Em Salmos 1;1 lemos que; “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.”


Esta passagem nos mostra como é Bem - aventurado o homem que não se assenta na roda dos escarnecedores, pois se assentar implica em conformidade, e a ordem da bíblia é para não se conformar com este mundo.


É interessante que quando lemos a bíblia pela ótica de Cristo, quando Ele se torna a nossa chave hermenêutica, podemos identificar o que cada passagem significa para Cristo.


Pois para Ele a roda dos escarnecedores, era o sistema religioso, representado pelo templo, a própria natureza do templo implica em algo imóvel, parado, conformado.


Por isso que não ficou pedra sobre pedra, pois não existe outra saída para algo que esta “enrigessido” e conformado a não ser destrui – lo.


Portanto a religiosidade conforma o homem, ela dá ao homem a sensação de dever cumprido, fazendo com que essa ignorância gere em nossa mente uma pseudocerteza de que estamos vivendo da maneira certa. Muitas vezes a “a ignorância traz muito mais certezas que o conhecimento.” (Charles Darwin)


Existe hoje uma dificuldade de identificarmos o que realmente seja uma roda dos escarnecedores, para muitos tudo aquilo que foge do nosso ambiente social, ou de nossos guetos religioso, é dito como sendo essa tal roda. Mas Jesus nos demonstra claramente que essa roda esta presente em qualquer ambiente que busca sufocar as pessoas, fazendo com que estas se tornem seres conformados, estagnados no tempo, isso devido a uma falsa visão de santidade.


Uma mente onde se pensa que para nos santificarmos, precisamos ser “santos”, ou seja, tem que haver uma separação das demais pessoas, uma alienação da realidade, para que então alcancemos a santificação.


Paulo nos mostra um discurso diferente, ele diz “à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo...” (1 Coríntios 1,2).


Repare que nós só somos considerados Santos, através da santidade proveniente de Cristo. Ele nos tirou do império das trevas e nos transportou para o reino da sua luz, ou seja, nos separou. Mas agora Ele nos envia na Grande Comissão, para irmos ao mundo não mais como pecadores, mas sim como seres iluminados e santificados, para que façamos a diferença.


E a única maneira de isso acontecer é saindo da zona de conformidade, e partindo para o ataque. Só que hoje o que vem sendo visto é uma “Grande Omissão”, fruto de uma mente alienada e preconceituosa para com o mundo.


Deus nos chama para sermos irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;” (Filipenses 2:15).


Infelizmente muitos crentes assumem uma postura de prepotência e intolerância porque consideram que já sabem as respostas. Mas é no meio da roda dos escarnecedores que a diferença é feita, não é nos isolando, ou se achando acima da média, mas sim agindo com misericórdia e amor. É necessário observar mais os lírios do campo, que nascem e brilham no meio da lama.




Nenhum comentário: