domingo, fevereiro 1

Caminhe




“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas... Que já têm a forma do nosso corpo... E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares... É o tempo da travessia... E se não ousarmos fazê-la... Teremos ficado... para sempre... À margem de nós mesmos.”
(Fernando Pessoa )



Deus nos chama para fora, isso implica em ir ao encontro de algo que precisa de nós. Não podemos ficar parados, inertes, conformados com a realidade na qual estamos inseridos, precisamos agir.

Infelizmente estamos mais preocupados com que temos para receber do que com o que temos para oferecer, sempre ansiamos por mais de Deus, mais poder, “mais unção”, mais palavra... até sofrermos uma overdose de Deus. È como uma pessoa que sempre esta preocupada com a manutenção do seu corpo, para isso freqüenta diariamente a academia, fica com o corpo todo sarado, mas é incapaz de colocar a mão em uma enxada.

Inverteram - se os papeis, os membros não foram feitos para manutenção e sim para ação. O que precisa de manutenção são nossos órgãos internos, estes funcionam de maneira involuntária (caso contrário ordene ao seu coração para parar de bater agora). Isso foge da nossa alçada. È a manutenção destes órgãos que possibilitam a ação dos membros.

Da mesma forma a vida gerada em nós através de Cristo não tem nenhuma participação do homem, é tudo obra da Graça de Deus, no entanto isto não nos isenta da responsabilidade de agirmos. Pois o que precisamos para agir já nos foi dado por Deus, a saber, de forma abundante, a vida que existe em Cristo Jesus.

Tirai a pedra, pois a morte já foi retirada. A soberania de Deus não anula a responsabilidade humana. Pois “Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.” (Gálatas 6:9)

A primeira parte compete por inteiro a Deus (Viver), já a segunda (Andar) é conosco mesmo! E só andamos porque antes fomos vivificados por ELE.

E é no caminho que os propósitos de Deus se desenrolam, as coisas vão surgindo paulatinamente, eu tenho aprendido que o agir DELE não é abrupto, ELE age nas transições. E transição implica em movimento, a Terra se movimenta e mudam – se as estações, os dias e os anos.

Portanto que venhamos a utilizar esta vida oriunda de Cristo para caminhar, ela não pode ser um fim em si mesmo, pelo contrário ela é um meio. È o combustível que nos movimenta.

Embora Deus seja fonte inesgotável de recursos, ELE não desperdiça os mesmos, logo dificilmente ELE investirá em alguém que não se proponha a caminhar.

Quer mais de Deus? Caminhe! E ELE nos suprirá conforme as necessidades encontradas neste caminho. Pois como dizia C. S. Lewis ; "o nosso ir faz o caminho".

Nenhum comentário: