domingo, junho 28

Eu aumento, mas não invento

Dono do bordão "eu aumento, mas não invento", Nelson Rubens ganhou fama de fofoqueiro por causa das colunas sobre a vida dos famosos. Com ele qualquer copo d"água tem o potencial de virar tempestade, mas ele garante que nunca inventa nada, apenas aumenta.

Da mesma forma percebo que em muitas vezes Deus tem sido "superlativizado". Sinceramente, ELE não precisa disso para ter Seu nome exaltado.

É preocupante notar a manobra que muitos praticam com as coisas de Deus. E isso não se restringe somente à Palavra, os testemunhos também são alvos de manipulações.

Estes são carregados de hipérboles. É notável o exagero intencional com que eles são contados. O cara que antes de se converter usava uma atiradeira para matar passarinho, agora em seu testemunho relata que andava armado com fuzil e que era um bandido perigoso. A pessoa é capaz de dizer que foi curada de câncer pelo simples fato de espremer um furúnculo (a recomendação médica é para não espremer, pois quando espremido deixa cicatrizes). Essas figuras são dignas de Oscar, dada a forma dramática como as coisas são contadas.

Essa mania de aumentar sem inventar não é de hoje. Eva também cometeu o erro de acrescentar uma palavra na ordem de Deus. Diz o relato bíblico que:

"Deus ordenou ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis 2; 16 - 17). A ordem de Deus era clara: o homem não podia Comer do fruto daquela árvore.

Porém, certa vez a serpente quis "ficar por dentro" do que Deus ordenara; "e esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. " (Gênesis 3: 1 - 2 ).

De primeira vista parece que Eva respondeu certo, mas uma atenção especial nos detalhes, perceberemos que ela foi além do que Deus havia ordenado. A ordem era para não comer, porém Eva acrescentou que não poderia também tocar. Isso foi o suficiente para que a serpente encontra-se uma brecha, e ali começasse a agir.

A melhor arma contra as investidas do mal é a Palavra. É só lembrar que essa foi a ferramenta usada por Jesus quando ELE foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado. Cada tentação do diabo era respondida com um "Está escrito!"

Está com fome? Transforme pedra em pão, você tem poder para isso! "Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só do pão viverá o homem, mas de toda a Palavra de Deus."

Se tu és o Filho de Deus, pule do pináculo (ponto mais alto de um determinado lugar, nesse caso do templo), pois os anjos irão lhe tomar nas mãos: "Está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus."

Veja os reinos do mundo e toda a sua glória, ta a fim? É só se prostar e me adorar! "Está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás."

Para cada tentação Jesus tinha uma resposta fundamentada na Palavra. Com isso o diabo o deixou, então vieram os anjos e o serviram (Mateus 4; 1 ao 10).

Jesus colocou em prática o que diz Tiiago 4:7; "Sujeitai-vos, pois a Deus, resisti ao diabo e ele fugira de vós." Só quem se sujeita a Deus tem condições de resistir o diabo.

Se sujeitar a Deus implica em dizer sim para ELE, que por sua vez é falar a favor da Palavra, que é a verdade! E "nada podemos contra a verdade, senão pela verdade.” (II Coríntios. 13:8). A palavra deve ser dita tal como ela é. Infelizmente Eva não soube falar a favor do que Deus havia ordenado, logo o diabo não fugiu dela, pelo contrário encontrou ali um cenário perfeito para agir.

Que tomemos o exemplo de Cristo, não é a toa que ELE é o Adão que deu certo! O verbo que se fez carne tinha a palavra na ponta da língua. Da mesma forma quando nos apoiamos sobre a verdade, não sobra espaço para as armadilhas do inimigo. Se pararmos para analisar, veremos que toda tentação é acompanhada de um escape. E este na maioria das vezes reside na lembrança de alguma palavra que lemos ou ouvimos. Daí a importância de termos em mente o que Está Escrito.

A força do cristão é a verdade. E esta não precisa de "superlativização" e nem de adendos humanos.

Ai daquele que tirar ou acrescentar uma palavra da Palavra! (Apocalipse 22,18). Nada de complementos, não aumente sem inventar e muito menos não invente. A Palavra em si já se basta !

Nenhum comentário: